Saltar para o conteúdo
Content ID:

Cultura

O BPI renovou o seu apoio às instituições de referência nacional ligadas às artes, como o Museu de Serralves e a Casa da Música, das quais o Banco é fundador, e a Fundação Calouste Gulbenkian, como mecenas principal do ciclo de concertos de Grandes Intérpretes.

Em 2019, o BPI contribuiu com um total de 2 milhões de euros para a área da cultura.

Museu de Serralves

700x233_Serralves_Festa_2019

Mecenas Serralves: fundador de Serralves e mecenas exclusivo do seu Museu de Arte Contemporânea, com 15 exposições em 2019 e um numero-recorde de visitantes superior a um milhão.

Mecenas das Exposições "Joana Vasconcelos: I’m Your Mirror", organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, vista por cerca de 585 mil pessoas, e "Olafur Eliasson – o V/Nosso futuro e agora", apoiada pela Fundação "la Caixa", em exibição no Museu e no Parque ate julho de 2020.

Mecenas do Serralves em Festa: o maior evento de cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa; mais de 50 horas de cultura sem interrupção que bateu todos os recordes de publico ao receber mais de 264 mil visitantes.

Casa da Música

700x394_Verão_na_Casa_2019

Mecenas Casa da Música: fundador e mecenas principal da Casa da Musica, tendo recebido, em 2019, mais de 691 mil visitantes e espectadores.

Mecenas da Sala Suggia, conhecida como o coração da Casa da Musica. A Sala Suggia recebeu 249 eventos e mais de 169 mil espectadores em 2019.

Patrocinador do Festival Verão na Casa, um programa único na temporada anual da Casa da Musica, imbuído de um espirito festivo e informal e dirigido a todos os públicos, que transporta um grande bloco da programação para o exterior do edifício, com concertos de entrada livre na esplanada e em grandes espaços públicos urbanos. A iniciativa "Orquestra no Património", apoiada pela Fundação "la Caixa", percorreu oito centros históricos do pais, com concertos gratuitos e ao ar livre. Em 2019, o "Verão na Casa" reuniu mais de 81 mil espetadores num total de 123 concertos. A Fundação "la Caixa" apresentou também os concertos escolares "O Colecionador de Paisagens" e "Acaba a Sopa" na Casa da Musica e, com a Orquestra Barroca residente, o concerto participativo "O Messias" de Handel, na Casa da Musica, e no Theatro Circo, em Braga.

Fundação Calouste Gulbenkian

Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas principal da Temporada Gulbenkian de Música, com ciclo de concertos de Grandes Interpretes, em mais uma temporada musical regida por elevados padrões artísticos internacionais, constituindo uma oferta diversificada única no pais, quer no que respeita a qualidade, quer em numero de concertos. Entre setembro e junho de cada ano, a Gulbenkian Musica apresenta mais de uma centena de concertos no Grande Auditório, agrupados em diversos ciclos, entre os quais se destacam Orquestra Gulbenkian, Grandes Interpretes, Piano e Met Opera Live em HD. Em 2019, a Temporada Gulbenkian de Musica apresentou 141 eventos e contou com 137 mil presenças.

 

Exposição de Anish Kapoor – Fundação de Serralves

Mecenas Principal da Casa da Música
A diretora geral adjunta da Fundação Bancária "la Caixa", Elisa Durán, e a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, assinaram um acordo a 13 de março de 2018, em Barcelona, para o apoio mecenático à exposição de Anish Kapoor, sem dúvida um dos escultores mais proeminentes da atualidade.

A mostra, que decorrerá de 6 de julho de 2018 a 6 de janeiro de 2019, na Fundação de Serralves, incluirá uma seleção dos projetos mais recentes do artista, alguns deles inéditos, oferecendo uma panorâmica da sua linguagem escultórica. De forma excecional, a exposição estará patente maioritariamente no Parque de Serralves, e simultaneamente, no interior do museu, onde serão apresentadas uma série de maquetes de trabalhos realizados e não realizados, que abarcam desde a década de noventa até aos dias de hoje e que complementarão as obras expostas no parque.

Anish Kapoor (Bombaim, Índia, 1954) é na atualidade um dos escultores mais influentes e reconhecidos a nível mundial. Radicado em Londres desde a década de 70, Kapoor alcançou o reconhecimento internacional enquanto membro da geração de novos escultores britânicos dos anos 80, pelas suas esculturas a uma escala monumental. Um dos trabalhos mais conhecidos de Kapoor é Cloud Gate (2006), concebido para o Millenium Park, na baixa de Chicago.

  197x197_Exposicao_Anish_Kapoor