Saltar para o conteúdo
Content ID:

Cultura

O BPI renovou o seu apoio às instituições de referência nacional ligadas às artes, como o Museu de Serralves e a Casa da Música, das quais o Banco é fundador, e a Fundação Calouste Gulbenkian, como mecenas principal do ciclo de concertos de Grandes Intérpretes.

Em 2017, o BPI contribuiu com um total de 2 milhões de euros para a área da cultura.

Museu de Serralves

Mecenas Exclusivo do Museu
Em 2017 registou 834.328 mil visitas, o número mais elevado de sempre.

Mecenas da Grande Exposição Anual
Em 2017 decorreu a exposição Philippe Parreno: A Time Coloured Space", que recebeu mais de 146 mil visitantes.

Mecenas do Serralves em Festa
Maior evento de cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa.

Em 2018, foram 50 horas de cultura, com a participação de 444 artistas nacionais e estrangeiros. Este evento recebeu, este ano, 249.867 visitantes.

Serralves em Festa 2018

 

Casa da Música

Mecenas Principal da Casa da Música
Em 2017, celebrou-se o 11º aniversário deste mecenato principal, com mais de 570.498 mil visitantes dos quais 337.233 mil foram espectadores.

Mecenas da Sala Suggia
É o coração da Casa da Música, abrindo-se à comunicação social com os restantes espaços públicos do edifício através de zonas envidraçadas;

Mais de 154 mil espectadores e 179 concertos em 2017.

Ciclo Barroco BPI (incluindo Festival "À Volta do Barroco")
Festival que contou com 9 concertos e um total de 6.411 espectadores.

Patrocinador do Verão na Casa (Incluindo esplanada e grandes concertos no exterior)
Festival vocacionado para esta época do ano que integra 110 concertos, dos quais 60 ao ar livre.
197x197_Verão_na_Casa_2018

 

Fundação Calouste Gulbenkian

Mecenas Principal da Temporada Gulbenkian Música

Trata-se de uma temporada musical regida por elevados padrões artísticos internacionais, constituindo uma oferta diversificada única no País, quer no que respeita à qualidade quer em número de concertos. Esta programação tem como eixo principal os dois agrupamentos artísticos permanentes da Fundação, o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sendo complementada por artistas e agrupamentos convidados. Entre Setembro e início de Junho de cada ano, a Gulbenkian Música apresenta mais de uma centena de concertos no Grande Auditório, agrupados em diversos ciclos, entre os quais se destacam Orquestra Gulbenkian, Grandes Intérpretes, Piano e Met Opera Live em HD.

Em 2017 a Temporada Gulbenkian Música apresentou 115 concertos e contou com 107.889 presenças.

Exposição de Anish Kapoor – Fundação de Serralves

 

A diretora geral adjunta da Fundação Bancária "la Caixa", Elisa Durán, e a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, assinaram um acordo a 13 de março de 2018, em Barcelona, para o apoio mecenático à exposição de Anish Kapoor, sem dúvida um dos escultores mais proeminentes da atualidade.

A mostra, que decorrerá de 6 de julho de 2018 a 6 de janeiro de 2019, na Fundação de Serralves, incluirá uma seleção dos projetos mais recentes do artista, alguns deles inéditos, oferecendo uma panorâmica da sua linguagem escultórica. De forma excecional, a exposição estará patente maioritariamente no Parque de Serralves, e simultaneamente, no interior do museu, onde serão apresentadas uma série de maquetes de trabalhos realizados e não realizados, que abarcam desde a década de noventa até aos dias de hoje e que complementarão as obras expostas no parque.

Anish Kapoor (Bombaim, Índia, 1954) é na atualidade um dos escultores mais influentes e reconhecidos a nível mundial. Radicado em Londres desde a década de 70, Kapoor alcançou o reconhecimento internacional enquanto membro da geração de novos escultores britânicos dos anos 80, pelas suas esculturas a uma escala monumental. Um dos trabalhos mais conhecidos de Kapoor é Cloud Gate (2006), concebido para o Millenium Park, na baixa de Chicago.

 

197x197_Exposicao_Anish_Kapoor