Saltar para o conteúdo
Content ID:

Inovação | Banco BPI

Inovação | Banco BPI

Conheça as iniciativas que o BPI apoia anualmente para a promoção da inovação e do empreendedorismo.

Empreendedorismo

O BPI apoia anualmente diversas iniciativas para a promoção da inovação e do empreendedorismo onde se destaca:

Prémios Empreendedor XXI

Os Prémios Empreendedor XXI, têm como objetivo identificar, reconhecer e acompanhar empresas inovadoras, recém-constituídas, e que evidenciam elevado potencial de crescimento.

Nas 12 edições realizadas, foram angariadas quase 7 mil candidaturas e atribuídos apoios superiores a 5 milhões de euros.

A edição de 2019-2020 dos PEXXI distribuirá cerca de 500 mil euros em prémios e ações de acompanhamento:

  • Prémio territorial: 5 mil euros por empresa, sendo distinguidas 19 empresas, a nível ibérico, de todos os setores, com maior impacto no seu território. Em Portugal são consideradas duas regiões: Norte e Centro, Sul e Ilhas.
  • Prémio setorial: 15 mil euros por empresa, sendo distinguidas 6 empresas, a nível ibérico, de todas as candidaturas apresentadas, em cada um dos sectores: agrofood, senior, health, mobility , proptech e impact.
  • Para além dos prémios monetários, os Prémios Empreendedor XXI garantem o acesso a prestigiados programas de desenvolvimento internacionais, em Cambridge ou em Silicon Valley (serão premiadas 37 empresas, a nível ibérico).

Nesta edição, foram angariadas 993 candidaturas, das quais 139 em Portugal.

Em Portugal, os prémios contam com o alto patrocínio do Ministério da Economia e com uma parceria com a Agência Nacional de Inovação. No âmbito desta parceria, a Agência Nacional de Inovação atribui, ao melhor projeto de base científica nacional encontrado entre os candidatos dos Prémios Empreendedor XXI, o seu Born from Knowledge Award (BfK), que consiste na entrega da peça de arte "Árvore do Conhecimento" e ainda 5 mil euros de prémio monetário.

Saiba mais em https://www.bancobpi.pt/eu-sou/premios-empreendedorxxi.