Saltar para o conteúdo
Content ID:

Inovação | Banco BPI

Inovação | Banco BPI

Conheça as iniciativas que o BPI apoia anualmente para a promoção da inovação e do empreendedorismo.

Empreendedorismo

O BPI apoia anualmente diversas iniciativas para a promoção da inovação e do empreendedorismo onde se destaca:

Prémios Empreendedor XXI

1.ª edição dos prémios em Portugal para reconhecer as "start-ups" mais enovadoras.

Os Prémios Empreendedor XXI (PEXXI) têm como objetivo identificar, reconhecer e acompanhar as empresas inovadoras com menos de três anos de atividade e elevado potencial de crescimento.

Esta iniciativa foi criada há dez anos em Espanha e já distinguiu 289 empresas, com um investimento total de 4,3 milhões de euros em prémios e ações de acompanhamento.

Este ano foi alargada à participação de empresas portuguesas no âmbito da estratégia do Grupo CaixaBank de implementar alguns dos seus programas em Portugal, após o BPI ter passado a fazer parte do Grupo.

Nesta edição de 2017, os PEXXI distinguiram empresas ibéricas dos setores Ciências da Vida, Tecnologias da Informação, Negócios Digitais, Tecnologias Industriais e Agroalimentar, dividindo-se em 2 categorias:

  • Maior potencial de crescimento no seu sector. As empresas candidataram-se a nível ibérico.
  • Maior impacto no seu território, dividindo-se em duas regiões:
    - Norte e Centro;
    - Sul e Ilhas.

No total foram distinguidas 24 empresas:

  • Empresas de maior potencial de crescimento no seu sector: 1 empresa por cada um dos sectores considerados que receberão um prémio de € 25.000. As 5 empresas vencedoras e as restantes 10 empresas finalistas (2 de cada sector) terão, ainda, acesso a um programa internacional de desenvolvimento organizado com a Singularity University, em Sillicon Valley.
  • Empresas com maior impacto no seu território: 17 empresas vencedoras da competição de Espanha (1 em cada comunidade) e as 2 empresas vencedoras em Portugal (1 empresa vencedora por cada região) receberão um prémio de € 5.000 cada e acesso gratuito ao curso internacional Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge.

iTGROW – Software e Sistemas, ACE

Um projeto inovador em Portugal participado pelo BPI e pela Critical Software que tem o objectivo de atrair, seleccionar e complementar a formação de jovens através de formação e treino de competências on-the-job na área da engenharia de software.

Em 2017, a equipa iTGROW superou os 200 colaboradores tendo lançados a 5ª edição do Programa Acertar o Rumo, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Universidade de Coimbra dirigida a pessoas desempregadas com curso superior que pretendem apostar em áreas alternativas de carreira como a da programação informática. Foi uma vez mais atribuído o prémio de Mérito BPI ao melhor aluno e disponibilizada uma linha de crédito à formação ajustada às necessidades deste programa.

Academia BPI Empresários e Negócios

Reforço do importante apoio da Academia na formação aos colaboradores BPI, com a realização de 2 programas distintos – Geral e Avançado – contando, no seu total, com 621 participantes. Estes programas envolveram a estreita colaboração entre 9 professores da Universidade NOVA SBE e 35 elementos de diferentes direcções do Banco.

Prémio PME Inovação COTEC BPI

O BPI apoiou, pelo 11.º ano consecutivo e desde a sua criação, o Prémio PME Inovação COTEC BPI, promovido pela COTEC com o objectivo de distinguir Pequenas e Médias Empresas (PME) com atitude e actividade inovadoras, exemplos de criação de valor para o país. Nesta edição, a ERT-Têxtil Portugal e a i2S – Informática, Sistemas e Serviços foram distinguidas como as PME mais inovadoras em 2016, tendo em consideração a sua actividade fortemente baseada em inovação, com elevada vertente exportadora e geradora de resultados económicos de marcada expressão.

FAZ – Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa

Promovido pela COTEC, distingue todos os anos portugueses que se notabilizam no estrangeiro pela sua capacidade empreendedora, nos países de acolhimento. Em 2016, o vencedor foi Augusto Pinho, Presidente da Direct Poulty Inc/Premium Foods, uma das maiores empresas do sector de transformação alimentar em Ontário, Canadá, que actualmente tem um volume de negócios da ordem dos 80 milhões de euros e cerca de 180 colaboradores.