Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01062836

Fundação Bancária "la Caixa"

A Fundação Bancária "la Caixa" dá início à implantação da sua Obra Social em Portugal.

Banco BPI | Responsabildade Social | Fundação Bancária "la Caixa"

Banco BPI | Responsabildade Social | Fundação Bancária

A Fundação Bancária ”la Caixa” dá início à implantação da sua Obra Social em Portugal.

A Fundação Bancária "la Caixa" dá início à implantação da sua Obra Social em Portugal.

  • No quadro da entrada do BPI no Grupo CaixaBank, a Fundação Bancária "la Caixa" inicia este ano a sua implantação progressiva em Portugal com o objetivo de contribuir para o bem-estar dos portugueses, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
  • Com mais de um século de existência, a entidade é a primeira fundação de Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional. Um dos seus princípios de atuação é levar a sua Obra Social aos territórios onde o Grupo CaixaBank desenvolve a sua atividade financeira.
  • O plano diretor para Portugal em 2018 contempla quatro grandes eixos: programas próprios da Fundação Bancária; lançamento de prémios destinados a apoiar projetos de entidades sociais; orçamento gerido através do BPI; e projetos especiais, como o de Dinamização das Regiões Transfronteiriças.
  • Entre os projetos próprios a implementar este ano, destaca-se o lançamento do programa Incorpora, destinado a fomentar a contratação de pessoas em risco ou situação de exclusão, e do programa de Atenção a Pessoas com Doenças Avançadas, centrado no apoio a pessoas que se encontram no final da sua vida e aos seus familiares.
  • A Fundação Bancária "la Caixa" também irá dar especial ênfase ao fomento da investigação, através de várias iniciativas de apoio, e à divulgação da cultura e da ciência, através de exposições itinerantes.

460x300 FundacaoLaCaixa_Video

O diretor-geral da Fundação Bancária "la Caixa", Jaume Giró, e o presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva, apresentaram hoje as linhas mestras da atuação da Fundação Bancária em Portugal, depois de o BPI passar a fazer parte do Grupo CaixaBank. A Fundação Bancária, principal acionista do CaixaBank, inicia assim a implantação progressiva da sua ação social em Portugal com o principal objetivo de contribuir para o bem-estar dos portugueses, com especial atenção para os grupos sociais mais vulneráveis.

Criada em 1904 em Barcelona, a entidade é a primeira fundação de Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional. O seu Plano Estratégico 2016-2019, que tem como lema Mudamos o presente, construímos o futuro, contempla um investimento superior a 2.000 milhões de euros em ação social ao longo desses quatro anos.

"Hoje formalizamos o nosso plano de atuação para este ano, que é o resultado de meses de reflexão e preparação. Ouvimos, e vamos continuar a ouvir, os portugueses, as administrações públicas e as entidades sociais para contribuir, até onde estiver ao nosso alcance, para o progresso de Portugal e dos seus cidadãos", afirmou o diretor-geral da Fundação Bancária "la Caixa", Jaume Giró, durante a apresentação em Lisboa.

A entidade mantém o seu compromisso de atingir um investimento até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, altura em que todos os seus programas estarão implementados e a funcionar em pleno.

Assim, a vontade da "la Caixa" é estender a sua ação social às áreas geográficas onde mantém alianças financeiras.

O roteiro para Portugal responde a uma análise profunda dos indicadores socioeconómicos do país (como a esperança de vida à nascença, o desemprego jovem, a taxa de dependência das pessoas mais velhas, o investimento em I+D ou a taxa de abandono escolar, entre outros). Também se analisaram as diferenças regionais e a situação das fundações e das ONG.

O planeamento para 2018 contempla quatro grandes eixos:

  • Programas próprios da Fundação Bancária;
  • Prémios atribuídos por concurso a projetos de entidades sociais;
  • Orçamento gerido através do BPI;
  • Projetos especiais, incluindo os destinados a situações de emergência.

460x240 FundacaoLaCaixa_Obr Social

Conferência de Imprensa, realizada a 14 de fevereiro de 2018 em Lisboa.
Por ordem, da esquerda para a direita: Rafael Chueca Blasco - Diretor Corporativo de Território e Centros da Fundação Bancária "la Caixa"; Jaume Giró – Diretor Geral da Fundação Bancária "la Caixa"; Artur Santos Silva - Membro do Conselho de Curadores da Fundação Bancária "la Caixa" e Presidente Honorário do Conselho de Administração do BPI; José Amaral – Membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração do BPI; António Barreto, consultor estratégico permanente da Fundação Bancária "la Caixa" em Portugal.

Consulte toda a informação aqui.