Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01071890

Fundação "la Caixa" traz Creactivity a Portugal

Um espaço interativo que fomenta a criatividade das crianças.

Fundação “la Caixa” traz Creactivity a Portugal | Banco BPI

Fundação “la Caixa” traz Creactivity a Portugal | Banco BPI

Um espaço interativo que fomenta a criatividade das crianças.

  • O espaço divide-se em quatro áreas: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada um deles as crianças poderão ter diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.
     
  • Este projeto itinerante da Fundação "la Caixa" arranca hoje em Bragança, onde vai estar quatro dias, e vai passar pelo resto do País até ao final do ano. Em Espanha, em menos de um ano de atividade, este projeto já foi visitado por mais de 32 mil participantes. 
     
  • A Fundação "la Caixa", a primeira fundação em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a sua implantação em Portugal, fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

A Fundação "la Caixa" traz a Portugal o projeto Creactivity, um espaço desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante da Fundação "la Caixa" arranca hoje em Bragança, onde vai estar durante quatro dias, e vai passar pelo resto do País até ao final do ano. Em Espanha, em menos de um ano de atividade, o autocarro Creactivity já foi visitado por mais de 32 mil participantes.

O projeto tem por objetivo estimular a capacidade de desenho e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. As crianças em idade escolar participam em ateliês com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O projeto Creactivity ganha forma dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação ao longo da atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para as crianças.

O espaço divide-se em quatro áreas: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada um deles as crianças poderão usufruir de diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

De uma forma lúdica e colaborativa, o projeto permite explorar os materiais, planear, criar novos desenhos, utilizar materiais comuns e dar-lhes novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

Os ateliês são dirigidos a grupos escolares do ensino primário e secundário, principalmente entre os 6 e os 16 anos. Uma monitora acompanhará as crianças através de um processo de criação em que os adultos também são convidados a participar. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

460xZ_creactivity_crianças

460xZ_creactivity_autocarro

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem do projeto Creactivity inspira-se no movimento Tinkering Exploratorium, que mistura tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo e a construção e personalização de objetos com um objetivo lúdico e utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos pretendem resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças para enfrentar novos desafios de forma criativa e prepara-as para se sentirem à vontade numa sociedade que muda de forma constante.

EduCaixa, para a educação do século XXI

O projeto Creactivity integra o programa EduCaixa, que engloba toda a oferta educativa da Fundação "la Caixa" e que pretende responder às necessidades educativas do século XXI.  O programa EduCaixa dirige-se a alunos e docentes e tem como principal objetivo oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educativas que permitam desenvolver as competências dos alunos.