Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01072486

Prémio D. Diniz

Atribuído ao poeta Helder Macedo.

Banco BPI | Prémio D. Diniz

Banco BPI | Prémio D. Diniz

O BPI e a Fundação “la Caixa” patrocinaram o Prémio D. Diniz, atribuído este ano ao poeta e romancista Helder Macedo

O BPI e a Fundação "la Caixa" patrocinaram o Prémio D. Diniz, atribuído este ano ao poeta e romancista Helder Macedo pelo livro " Camões e Outros Contemporâneos", publicado pela Editorial Presença. Instituído em 1980 pela Fundação da Casa de Mateus, o Prémio D. Diniz distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção.

A sessão solene de entrega do Prémio foi presidida pelo Senhor Presidente da República que condecorou o poeta com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Artur Santos Silva esteve presente na cerimónia, em representação da Fundação "la Caixa" e do BPI.

O Júri do Prémio D. Diniz, constituído por Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, decidiu por unanimidade a atribuição deste galardão. Helder Macedo é professor catedrático jubilado (Emeritus Professor of Portuguese) da Universidade de King's College, em Londres, onde foi titular da Cátedra Camões. São da sua autoria estudos fundamentais de figuras cimeiras da literatura lusa, como Bernardim Ribeiro, Luís de Camões ou Cesário Verde, bem como uma vasta obra de ficção e de poesia.

A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 e os seus estatutos definem como objetivos a conservação, o restauro e melhoramento da Casa de Mateus, em Vila Real, e, ainda, a promoção de eventos culturais, científicos e pedagógicos. O BPI é mecenas da sua atividade desde 2002.

O BPI assume desde a sua constituição um papel muito relevante no apoio às artes e à cultura em Portugal. Este compromisso foi reforçado com a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, que proporcionou a vinda para o nosso país da Fundação Bancária "la Caixa", a primeira fundação em Espanha e a terceira a nível internacional.

Prémio D. Diniz atribuído ao poeta Helder Macedo