Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01079050

Prémios de Solidariedade BPI ajudam 105 mil pessoas

No Dia Internacional da Solidariedade Humana, o BPI orgulha-se da criação dos Prémios Capacitar, Seniores e Solidário, dos quais beneficiaram mais de 105 mil pessoas de 388 instituições em todo o país.

Prémios de Solidariedade BPI ajudam 105 mil pessoas | Banco BPI

Prémios de Solidariedade BPI ajudam 105 mil pessoas | Banco BPI

No Dia Internacional da Solidariedade Humana, o BPI orgulha-se da criação dos Prémios Capacitar, Seniores e Solidário, dos quais beneficiaram mais de 105 mil pessoas de 388 instituições em todo o país

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Solidariedade Humana. O BPI orgulha-se de elevar um dos valores fundamentais para as relações humanas desde a sua fundação. Retribuir à sociedade é o objetivo do BPI que desenvolve a sua atividade e presta os seus serviços com base nos valores corporativos da qualidade, da confiança e do compromisso social.

O apoio a instituições que trabalham pela qualidade de vida e dignidade dos mais desfavorecidos passou a ser estruturado a partir de 2010 com a criação do primeiro Prémio de Solidariedade, o BPI Capacitar. Desde então, foram criados mais dois Prémios - o BPI Seniores e o BPI Solidário – e atribuídos € 11,3 milhões a 388 instituições que puderam melhorar a vida de mais de 105 mil pessoas.

Atento às necessidades gritantes dos setores mais frágeis da sociedade, em plena crise económica, o Banco lançou o Prémio BPI Capacitar. Dirigido a instituições com projetos de melhoria da qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, o Prémio BPI Capacitar distinguiu, nas suas nove edições, 168 projetos dos quais beneficiaram cerca de 40 mil pessoas.

Em 2013, surge o Prémio BPI Seniores para melhorar a qualidade de vida dos mais velhos e promover o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos. Em seis edições, o BPI Seniores premiou 167 projetos, beneficiando cerca de 52 mil pessoas.

O Prémio BPI Solidário é lançado em 2016 para promover a melhoria das condições de vida das pessoas que se encontram em situação de pobreza e exclusão social, tendo já distinguido 53 projetos em três edições.

Com um total de 2,25 milhões de euros atribuídos em 2018, os Prémios BPI Capacitar, BPI Seniores e BPI Solidário constituem das mais relevantes iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado anualmente a 20 de dezembro. Segundo o site calendarr.com, a data foi "instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza". Esta celebração pretende "destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos."