Aparentemente legítimos, alguns e-mails que se encontram em circulação são forjados e têm como objectivo a infecção do seu computador através dos anexos ou links que contêm. Pode até parecer que foram enviados por contactos verdadeiros e os anexos parecerão inócuos. Em alguns casos, para conferir credibilidade utilizam imagens e nomes que pertencem a empresas ou entidades reais ou até podem parecer ser provenientes da sua lista de contactos.
O acesso aos anexos ou links infectados podem provocar a monitorização de toda a actividade no computador, sem que o utilizador se aperceba. O objectivo é habitualmente a captura de informação confidencial para posterior utilização fraudulenta, nomeadamente dados bancários e de acesso aos serviços de Homebanking.
Outra possível consequência do acesso ao conteúdo destes e-mails é o bloqueio de alguns dos seus ficheiros pessoais. Efectivamente, existe software malicioso que impede o acesso a alguns ficheiros por parte do utilizador, sendo apenas possível desbloquea-los mediante o pagamento de um “resgate”.
Esteja atento a alguns sinais que o poderão ajudar a identificar um e-mail fraudulento. Estes e-mails:
É aconselhável confirmar com o remetente a veracidade da mensagem:
Caso receba um e-mail ou aceda a uma página de internet onde lhe é solicitado o preenchimento dos dados de acesso aos canais de Homebanking do BPI e/ou telemóvel, e mesmo que o aspecto visual aparente ser do BPI, tenha presente que tal pedido é falso, pelo que deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número 800 200 102 (ou o +351 21 720 77 61 caso não se encontre em Portugal).