#TodosJuntos
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#TodosJuntos: 10 Bancos e mais de 30 Empresas lançam campanha para apoio alimentar

Dez Bancos do sistema financeiro português - Banco BPI/Fundação ”la Caixa”, Banco Montepio, Banco Santander, Caixa Geral Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium bcp/Fundação Millennium bcp, Novo Banco, Bankinter, BBVA, Banco Carregosa - associaram-se, pela primeira vez, para organizar uma iniciativa de solidariedade centrada no apoio alimentar às famílias mais desprotegidas, no contexto da presente crise

  • Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa vai mobilizar recursos financeiros significativos para apoiar organizações que disponham de uma infraestrutura montada, com capacidade para chegar de imediato às pessoas concretas que enfrentam maiores dificuldades, em condições de controlo e auditoria exigentes. De acordo com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, existem cerca de 450 mil pessoas que precisam de receber apoio alimentar diário.
  • Os 10 Bancos comprometeram-se com uma contribuição total de cerca de 1,8 milhões de euros e convidaram a associar-se à iniciativa mais de 30 empresas, que contribuíram com donativos financeiros e bens alimentares. O montante total reunido antes mesmo do lançamento oficial desta iniciativa é já superior a 2 milhões de euros.
  • O montante total angariado no final da campanha permitirá a aquisição de alimentos básicos (leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.), sendo que 20% do montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos.
  • Foi selecionada como plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada pela ENTRAJUDA para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia, articulada nos Bancos Alimentares e que integra cerca de 2.700 instituições e entidades em todo o País, assegurando-se assim a diversidade de beneficiários e uma distribuição nacional (continente e regiões autónomas).

 

Como contribuir para a campanha #TodosJuntos?

As doações de valores devem ser efetuadas no Multibanco, MBWay ou através das contas-pacote dos respetivos bancos (permitem transferências nacionais/SEPA gratuitas). Os portugueses poderão ainda contribuir com 1€ (+IVA) através de chamada de valor acrescentado.

As operadoras NOS, MEO e Vodafone também se associam a esta iniciativa abdicando de qualquer receita da linha de valor acrescentado para angariação de donativos, em favor da campanha.

Para dar mais visibilidade e promover um maior envolvimento da sociedade, os Bancos e as empresas que se juntaram nesta iniciativa irão divulgá-la pelos seus Clientes e Colaboradores, privilegiando as respetivas redes sociais e canais digitais

  • Transferência bancária para a Conta CGD PT50 0035 0027 0069 9176 1301 0 (IBAN)
  • Transferência MBWAY para o número 931 721 721.
  • Chamada de valor acrescentado (€1 + IVA) para o número 761 100 200

Se é Cliente BPI

Pode fazer a transferência bancária pelo BPI Net ou BPI APP para a Conta CGD PT50 0035 0027 0069 9176 1301 0 (IBAN)
 

Quais as empresas que apoiam esta iniciativa?

Entre as empresas que se associaram à campanha #TodosJuntos com donativos encontram-se as seguintes: COSEC, Exporplás, Fundação Ageas, Grupo Bel, MysticInvest Holding, Nors, Primavera Software, Prio, Sodecia, Sogepoc, Sovena e Visabeira. Lactogal, Logoplaste, Missão Continente, Pingo Doce, Sr. Bacalhau e Sumol + Compal contribuíram com bens alimentares.

Federação Portuguesa de Futebol, Fundação do Futebol – Liga Portugal e os grandes grupos de comunicação social apelam à mobilização de donativos privados.

Os grandes grupos de comunicação social apelam à mobilização de donativos privados. Os grupos Cofina Media, Global Media, Grupo Renascença, Impresa, JCDECAUX, Media Capital, Observador, Público, RTP e as rádios locais vão divulgar uma campanha para apelar à mobilização de donativos particulares de cidadãos, empresas e instituições, entre 19 de maio e 15 de junho de 2021. A Federação Portuguesa de Futebol e a Fundação do Futebol – Liga Portugal disponibilizaram igualmente as suas plataformas para divulgar esta campanha.

 

Toda a informação sobre a iniciativa está disponível no site da Rede de Emergência Alimentar . O processo de distribuição dos donativos será acompanhado por uma auditoria externa promovida pela Deloitte.

A campanha de marketing e comunicação foi confiada à BBDO, que se juntou em regime pro bono à iniciativa, assim como a Mindshare e a Tinkle.  

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