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Política de cookies | Banco BPI

Política de cookies | Banco BPI

Política de privacidade e cookies

A. INTRODUÇÃO
O Banco BPI, S.A., sociedade aberta, com sede no Porto, na Rua Tenente Valadim, n.º 284, matriculado na Conservatória do Registo Comercial do Porto, sob o número de matrícula e de Pessoa Colectiva 501 214 534, com o capital social de 1.293.063.324,98 Euros é responsável por Websites e aplicações móveis (Apps BPI), adiante designados por Canais, através dos quais os Clientes/Utilizadores têm acesso remoto aos serviços e produtos financeiros do Banco que, em cada momento, sejam prestados e/ou comercializados através dos mesmos.
A utilização de cada um dos Canais implica a recolha e tratamento de dados pessoais dos Clientes/Utilizadores, cuja privacidade e segurança o Banco BPI, S.A., enquanto entidade responsável pelo seu tratamento, assegura nos termos da presente Política de Privacidade e Cookies.


B. DEFINIÇÕES
Para facilitar a leitura do presente documento identificam-se, de seguida, os principais termos nele utilizados:

  • Dados Pessoais: qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (o "titular dos dados"); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, directa ou indirectamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via electrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular;
  • Cookies: os cookies são pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando um site é visitado pelo Cliente/Utilizador.
  • ID: o identificador único por dispositivo utilizado para identificar univocamente o terminal fiabilizado a uma aplicação.
  • IP: endereço único dentro do tempo de ligação atribuído a um terminal ligado à Internet que permite as comunicações entre os sistemas.
  • SMS: (Short Message Service) serviço que permite o envio e a recepção de mensagens de texto curtas entre telemóveis ou para um telemóvel via internet.
  • MMS: (Multimedia Messaging System) - serviço de mensagens multimédia que permite enviar e receber mensagens de texto com imagem, áudio e/ou vídeo.


C. RECOLHA E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
O Banco BPI, S.A., procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e funcionamento dos seus Websites e Apps BPI, quer daqueles que são fornecidos pelos Clientes para efeitos de adesão àqueles canais, quer daqueles que resultam da utilização dos serviços prestados pelo Banco através dos mesmos, como sejam os acessos, consultas, instruções, transacções e outros registos relativos à sua utilização.
Em particular, a activação de determinadas funcionalidades das Apps BPI implica, ainda, a recolha do ID do dispositivo móvel associado à App BPI utilizada e poderá, ainda, implicar o acesso pelo Banco BPI, S.A., quando consentido pelos Clientes/Utilizadores, aos dados/informações a seguir indicados, embora tal acesso não implique o registo nas bases de dados do Banco ou qualquer outro tipo de tratamento.
(i) Acesso à localização geográfica, tendo por fim a localização de Balcões, Centros de Investimento e Centros de Empresa do Banco BPI, S.A.;
(ii) Acesso à Câmara ou Biblioteca de fotografias por forma a associar a fotografia de um contacto a um pagamento pré-definido ou transferências para um beneficiário;
(iii) Acesso ao telefone para permitir fazer chamadas para os números de assistência ao Cliente;
(iv) Acesso à impressão digital, em terminais que o suportam, para identificação do respectivo utilizador;
(v) Acesso à memória interna e/ou externa para suporte da gravação de documentos de que se faça download;
Em qualquer caso, o Cliente será sempre informado da necessidade de acesso de tais dados para a utilização das funcionalidades em causa.
Por sua vez, a utilização dos Websites do Banco implica a recolha do endereço de IP do computador do Cliente utilizado para acesso aos Websites do Banco, bem como a recolha de informação relacionada com o fornecedor de serviços de Internet do Cliente, o tipo de navegador de Internet ou o sistema operativo utilizado.
Com excepção daqueles dados a que apenas tenha acesso e acima identificados, os dados recolhidos pelo Banco são tratados informaticamente, em determinados casos de forma automatizada, incluindo para a definição de perfis, mas sempre no estrito cumprimento da legislação nacional e comunitária em vigor.

D. FINALIDADE DO TRATAMENTO
Os dados recolhidos e tratados no âmbito dos Websites do Banco BPI, S.A., ou das Apps BPI destinam-se à prestação dos serviços contratados pelo Cliente e disponibilizados pelo Banco através dos Canais, à adequação dos mesmos às necessidades e interesses do Cliente e, no geral, à gestão da relação contratual com o Cliente. Os dados recolhidos poderão, ainda, ser tratados para fins estatísticos e para promoções e acções de marketing, nomeadamente para promover acções de divulgação de novos produtos e serviços financeiros através de e-mail, SMS, MMS ou qualquer outro serviço de comunicações electrónicas.
O Cliente pode opor-se, a qualquer momento, à utilização dos seus dados para fins de marketing, para o envio de comunicações informativas ou à inclusão em listas ou serviços informativos, devendo para tal, enviar pedido escrito dirigido ao Banco BPI, S.A., para a morada acima indicada, ao cuidado do "Encarregado da Protecção de Dados".


E. ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
A entidade responsável pelo tratamento é o Banco BPI, S.A.


F. TEMPO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS
Sem prejuízo de disposições legais ou regulamentares em contrário, os dados serão conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento.


G. UTILIZAÇÃO DE COOKIES
O Banco BPI, S.A., utiliza nos seus Websites cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.
A colocação de cookies não só ajuda os Websites a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este os visita, mas também será imprescindível para o funcionamento dos mesmos. Os cookies usados pelo Banco BPI, S.A., em todos os seus Websites, não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores.
O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a recepção de cookies, bem como bloquear a respectiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies pode resultar na impossibilidade de acesso a algumas das áreas dos Websites do Banco BPI, S.A..
O Banco BPI, S.A. utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:
(i) Cookies essenciais - alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites BPI, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;
(ii) Cookies de funcionalidade - os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;
(iii) Cookies analíticos - Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o Banco BPI, S.A., pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:
(i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente qualquer Website do Banco BPI, S.A.. Em geral, são usados para direccionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo ao Banco BPI, S.A. prestar um serviço mais personalizado;
(ii) Cookies de sessão - são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação.
Os Cliente/Utilizadores poderão desactivar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página "Gerir o uso de cookies". Ao desactivar os cookies os Websites do Banco BPI, S.A. poderão não funcionar correctamente.

O Banco BPI, S.A. poderá, ainda, utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desactivar o envio das newsletters/correio electrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.


H. COMUNICAÇÃO DE DADOS A OUTRAS ENTIDADES
A prestação dos serviços pelo Banco BPI, S.A. aos seus Clientes através dos Canais poderá implicar que o Banco recorra a terceiros (entidades subcontratadas), incluindo a entidades sediadas fora da União Europeia, para a prestação de determinados serviços, podendo tal implicar o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos Clientes. O Banco assegura que nestas circunstâncias adopta todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, o que ficará devidamente consagrado e acautelado em contrato a assinar entre o Banco BPI e cada uma dessas terceiras entidades.


I. MEDIDAS DE SEGURANÇA
O Banco BPI, S.A. garante adequados níveis de segurança e de protecção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores dos Canais. Para o efeito, foram adoptadas diversas medidas de segurança de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito. Não obstante as medidas de segurança adoptadas pelo Banco BPI, S.A., o Cliente/Utilizador deverá guardar segredo dos códigos de acesso, não os partilhando com terceiros, devendo, ainda, no caso particular das Apps BPI, manter e conservar o dispositivo móvel no qual faça o download das mesmas, em condições de segurança e seguir as práticas de segurança aconselhadas pelo fabricante e/ou operadora, nomeadamente quanto à instalação e actualização dos necessários aplicativos de segurança, nomeadamente, antivírus.
Caso o Banco BPI, S.A., subcontrate serviços a entidades terceiras que possam ter acesso aos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores e sem prejuízo do referido no ponto H anterior, os seus subcontratados ficarão obrigados a adoptar os protocolos de segurança ao nível da organização e as medidas de caracter técnico necessários à protecção da confidencialidade e segurança dos dados pessoais, bem como a prevenir acessos não autorizados, perdas e/ou a destruição de dados pessoais.


J. ACEITAÇÃO E ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES
As presentes regras da Política de Privacidade e Cookies complementam as disposições, em matéria de dados pessoais, previstas nas Condições de Utilização dos Websites e Apps BPI. A disponibilização dos dados pessoais pelo respectivo titular implica o conhecimento e aceitação das condições constantes da presente Política de Privacidade e Cookies, pelo que, ao disponibilizar os seus dados pessoais, o Cliente/Utilizador está a autorizar a recolha, uso e divulgação dos mesmos de acordo com as regras definidas no instrumento de recolha aplicável.
O Banco BPI, S.A. reserva-se no direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Privacidade e Cookies, sendo essas alterações devidamente publicitadas nos diversos Canais.


L. DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS
Aos Clientes/Utilizadores assiste, nos termos da lei aplicável e enquanto titulares de dados pessoais, o direito de acesso, rectificação e eliminação, neste caso quando legalmente admissível, de qualquer dado pessoal que lhes diga respeito, bem como o direito de oposição ao seu tratamento.
Para o exercício daqueles direitos, bem como para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de Privacidade e Cookies, o Cliente/Utilizador deverá dirigir-se, por escrito, ao Banco BPI, S.A., para a morada a acima indicada, ao cuidado do "Encarregado da Protecção de Dados".