Candidaturas ao Portugal 2020

Como devem as empresas apresentar candidatura?
10-04-2015

As candidaturas ao Portugal 2020 são submetidas exclusivamente por via electrónica, através do Balcão 2020, ponto de acesso aos fundos estruturais e de investimento até 2020. Para aceder a esta plataforma, as empresas e demais entidades devem efectuar, previamente, um registo online.

Regra geral, a candidatura deverá ser submetida em resposta a um Aviso para Apresentação de Candidaturas, dentro dos prazos aí previstos. Estes Avisos são publicados para diferentes tipologias de projectos/incentivos, em conformidade com um calendário anual e especificam as condições de cada concurso, como a forma de avaliação dos projectos, pontuação mínima a obter, entre outros pontos relevantes.

A cada Aviso é associado um formulário electrónico para submissão de candidaturas que as empresas devem preencher e submeter electronicamente, juntamente com as restantes informações solicitadas.

A empresa deverá seleccionar o Aviso que releva para si, em função do projecto de investimento que pretende realizar e deverá analisar cuidadosamente a informação que é solicitada nesse formulário, bem como o enquadramento legal do Sistema de Incentivos em causa, de forma a estruturar convenientemente o processo.

Após autenticação do acesso e submissão do formulário de candidatura, a empresa fica com acesso a uma “área reservada”, onde poderá gerir todos os processos associados à(s) sua(s) candidatura(s), designadamente: responder a pedidos de informação adicional, submeter o termo de aceitação do financiamento, pedidos de pagamento, entre outros.

Para mais informações sobre como o BPI poderá apoiar a sua empresa no âmbito do Portugal 2020, consulte aqui  ou visite qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI.