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Recomendações de Segurança BPI | Homebanking

Recomendações de Segurança BPI | Homebanking

Conheça as regras de segurança que deve seguir sempre que usar os serviços de homebanking.

Utilização dos serviços de homebanking

Conheça as regras de segurança que deve cumprir sempre que utilizar os Serviços de Homebanking.

O BPI recorda que o acesso ao site BPI Net/ BPI Net Empresas deve ser sempre realizado digitando o endereço completo na barra de endereços do seu browser.

Não aceda aos serviços de Homebanking através de:

  • Links existentes em mensagens de e-mail
  • Resultados de pesquisas em motores de pesquisa (Google; Yahoo; Bing; Etc)
  • Endereços gravados em Favoritos e/ou Histórico

O acesso aos serviços de Homebanking por estas vias aumenta o risco de se deparar com páginas falsas, que têm como objetivo capturar informações pessoais e bancárias, para posterior utilização fraudulenta (credenciais de acesso, dados pessoais, confirmação de coordenadas ou informação sobre o telemóvel).

Suspeite sempre que lhe forem solicitadas informações para além das referidas, mesmo que pareça ser um e-mail ou uma página do BPI, ou se notar que a página tem um formato diferente do habitual.

Em caso de dúvida, não forneça qualquer informação e contacte de imediato os nossos serviços através do 800 200 102 (Território Nacional) ou +351 21 720 77 61 (Estrangeiro).

O seu Cartão de Coordenadas é pessoal e intransmissível e corresponde à sua assinatura nos serviços BPI Net / BPI Net Empresas.

Como tal, deverá ter presente algumas regras de Segurança:

  • Nunca divulgue o seu Cartão de Coordenadas ou entregue a outras pessoas, mesmo que sejam da sua confiança;
  • Não anote em papel os códigos do seu Cartão de Coordenadas, nem os registe em suporte digital (ficheiros que mantém no seu computador, telefone ou outro dispositivo móvel);
  • Não instale no seu telefone ou dispositivo móvel, nem utilize aplicações que guardem as informações do seu Cartão de Coordenadas e/ou dados de acesso ao Banco.

O BPI apenas lhe pede a introdução de uma coordenada no momento de autorização de uma operação no BPI Net / BPI Net Empresas, de acordo com as seguintes regras:

  • Por cada operação a realizar será sempre pedida uma única coordenada do Cartão Pessoal de Coordenada ou uma coordenada e um código enviado por SMS;
  • O BPI nunca lhe solicita a introdução de todas as coordenadas do cartão pessoal de coordenadas.

O Banco BPI recorda que para entrar no BPI Net / BPI Net Empresas apenas lhe são solicitados dois dados:

  • Nº/Nome de Adesão
  • Código Secreto

Caso se depare com o pedido de confirmação de uma ou mais coordenadas no acesso ao BPI Net/BPI Net Empresas ou se detetar alguma situação que lhe suscite dúvidas, não forneça qualquer informação e contacte de imediato os nossos serviços através do número 800 200 102 (ou o +351 21 720 77 61 caso não se encontre em Portugal).

Ao aceder ao BPI Net/BPI Net Empresas nunca lhe é solicitada a introdução de informações sobre o seu telemóvel. Suspeite sempre que se deparar com algum dos seguintes pedidos:

  • Introdução do nº de telemóvel, fabricante/marca e modelo, sistema operativo, IMEI e ICCID;
  • Download / instalação de software no seu telemóvel, sob qualquer pretexto.

O pedido de introdução destes elementos resulta na instalação de software malicioso no computador que utiliza para aceder ao BPI Net/BPI Net Empresas.

Suspeite sempre de mensagens não solicitadas recebidas por SMS, e não aceda aos links nelas contidos.

Sob o pretexto de ativações ou atualizações de segurança, estes pedidos terão como objetivo a infeção do seu telemóvel com software malicioso para posterior uso fraudulento.

O BPI alerta que a introdução da informação sobre o telemóvel pessoal poderá comprometer a sua privacidade e segurança no acesso aos serviços de Homebanking.