Plano Estratégico 2022-24
PR_UCMS02067471
O BPI aprovou o seu Plano Estratégico para o período 2022-24, focado na qualidade de serviço, no crescimento do negócio e no cumprimento dos objetivos ESG (ambiental-social-governação), com plena consciência dos desafios e incertezas da atual conjuntura.
As três linhas estratégicas do Plano são as seguintes:
1. Evoluir no modelo de serviço ao Cliente
- Ser uma referência na Qualidade de Serviço
- Ajustar o modelo de serviço às necessidades de cada segmento de Clientes
- Intensificar a experiência omnicanal e completar a transformação digital dos principais Customer Journeys
2. Aumentar e diversificar a geração de receitas
- Alargar a base de Clientes
- Aumentar o negócio através dos canais digitais e das Redes Comerciais
- Explorar o potencial de ecossistemas nas experiências dos Clientes
3. Ser uma referência na Banca sustentável
- Apoiar a transição sustentável das Empresas e da Sociedade
- Liderar em impacto social e promover a inclusão social
- Liderar nas melhores práticas de Governação
Para alavancar a experiência do Cliente e impulsionar de forma transversal as três linhas estratégicas, estão previstos diversos desenvolvimentos a nível de Pessoas, Tecnologia e Processos. Em concreto, destacam-se as seguintes componentes:
Pessoas
- Desenvolver competências e gerir talento em linha com as necessidades de evolução do Banco
- Desenvolver o compromisso e envolvimento dos Colaboradores
Tecnologia
- Reforçar capacidades analíticas avançadas e em Inteligência Artificial
- Modernizar a Infraestrutura Tecnológica
Processos
- Prosseguir a revisão de processos e introduzir melhorias para o aumento da eficiência
Com este Plano Estratégico, o BPI quer continuar a ser uma referência da Qualidade de Serviço e proporcionar aos seus Clientes uma experiência cada vez melhor e distintiva.
O apoio à Sociedade e às Pessoas faz parte da identidade do BPI desde sempre. No âmbito do compromisso social, o Plano prevê para o triénio 2022-24 um investimento mínimo do BPI | Fundação ”la Caixa” de 120 milhões de euros, permitindo prestar apoio social a mais de 200 mil pessoas.
Cumpre-se assim a missão do BPI de contribuir para o bem-estar financeiro dos Clientes e o progresso sustentável da Sociedade, com base em princípios de qualidade, confiança e compromisso com os Clientes e os Colaboradores.
BPI 2022-24: Crescer mais, Crescer melhor.