Nota Informativa

8 de Setembro de 2023
BCE: Última etapa ou pausa para hidratação?| nota breve 08.09.2023
  • O BCE encara a reunião de setembro com a porta aberta para deixar as suas taxas de juro inalteradas pela primeira vez após mais de um ano de subidas sustentadas (+425 p.b. desde julho de 2022).
  • Isto não significa que o endurecimento da política monetária tenha terminado. Os mercados financeiros atribuem uma probabilidade de 35% a que o BCE aumente as taxas em setembro, mas a probabilidade de que o faça antes do final do ano é de 70%. De facto, a nossa opinião no BPI Research é que o BCE ainda irá fazer mais uma subida, para colocar as taxas num pico de 4,00% (depo) e 4,50% (refi).
  • Em setembro, o BCE atualizará igualmente as suas perspetivas económicas para a Zona Euro. Embora os dados sobre a inflação tenham ficado razoavelmente em linha com as projeções apresentadas em junho, os indicadores de atividade têm sido um pouco mais fracos e acreditamos que o BCE poderá rever em baixa as suas previsões para o PIB (atualmente, estima um crescimento de 0,9% em 2023 e de 1,5% em 2024, em comparação com 0,6% e 0,9% do consenso dos analistas).