Nota Informativa

5 de Setembro de 2025
Dinâmicas do Comércio Externo Português - análise da balança de bens e exposição aos principais parceiros comerciais | nota informativa 05.09.2025
  • A presente nota tem como objetivo analisar a evolução das exportações e importações de bens de Portugal e suas principais tendências, apresentando detalhes ao nível dos tipos de produtos comercializados e principais parceiros comerciais. Avaliamos ainda a exposição de Portugal aos EUA no que toca ao comércio externo de bens, com o objetivo de averiguar os impactos nas trocas comerciais diretas entre estas duas economias decorrentes da aplicação das tarifas propostas pela administração Trump às importações.
  • O saldo da balança de bens portuguesa fixou-se em -14.872 milhões de euros nos primeiros 6 meses do ano (-10% do PIB), justificado pelo aumento das importações (+6,9%), que mais do que compensou o aumento registado nas exportações de bens (+3,1%).
  • No primeiro semestre de 2025, 73% das exportações de bens teve como destino países da UE, sendo os mais relevantes a Espanha, Alemanha, França, Itália e Países Baixos. O valor das exportações para os EUA representa 6,2% do valor total exportado por Portugal, onde se destacam os produtos farmacêuticos, combustíveis e artigos de borracha.
  • De acordo com o regime tarifário aprovado entre a Casa Branca e a UE (e baseando-nos na estrutura das exportações de 2024), estimamos que a tarifa efetiva média aplicada às exportações portuguesas que têm como destino os EUA se fixará em 14,6%, inferior à tarifa geral de 15% devido ao facto de os EUA serem um destino relevante das exportações nacionais de medicamentos genéricos e cortiça (cuja tarifa não será impactada), refletindo um aumento de 12,7 p.p. face à tarifa efetiva média em vigor no final de 2024.