Nota Informativa

31 de Outubro de 2022
Resiliência inesperada do crescimento do PIB no 3T de 2022 e um novo aumento da inflação na Zona Euro | nota breve 31.10.2022 
  • O PIB da zona Euro cresceu 0,2% em termos trimestrais e 2,1% em termos homólogos no 3T 2022, de acordo com a estimativa flash publicada pelo Eurostat (0,8% em termos trimestrais e 4,3% em termos homólogos no 2T 2022). O aumento foi superior à estagnação no trimestre previsto pelo BPI Research.
  • Por outro lado, a inflação global, em outubro, aumentou 0,8 p.p. para 10,7% anual, enquanto a inflação subjacente (que exclui a energia e todos os alimentos) aumentou 0,2 p.p. para 5,0%.
  • O crescimento do PIB na zona euro no 3T 2022 foi melhor do que o esperado, tanto pelo consenso dos analistas como pelo BPI Research. Neste sentido, a economia da zona euro encontra-se numa posição um pouco mais forte para enfrentar as consequências da crise energética durante o Inverno. De facto, a probabilidade de se ver uma queda substancial na actividade nos próximos meses é significativa, como indicado pela deterioração acentuada dos principais indicadores do clima e de sentimento empresariais. O pico da inflação e as condições financeiras restritivas continuarão a deprimir a procura interna, enquanto que o abrandamento global previsto sugere que a procura externa dificilmente mostrará um apoio positivo significativo ao crescimento da zona euro.