Princípios de Gestão Ambiental do Banco BPI

Partilhe    

O Banco BPI, S.A. (BPI) é uma instituição de crédito do Grupo CaixaBank, que presta serviços financeiros e de investimento em Portugal.

O BPI desenvolve a sua gestão de negócio tendo em consideração a proteção do meio ambiente e o esforço contínuo de alcançar a máxima eficiência no uso de recursos naturais, de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ISO 14001. Esta ambição está refletida nas demais políticas de responsabilidade do BPI, como o Código Ético e Princípios de Atuação, a Política de Responsabilidade Social e a Declaração sobre Alterações Climáticas.

O BPI compromete-se a melhorar continuamente as suas práticas ambientais utilizando sempre, e quando possível e economicamente viável, as melhores técnicas disponíveis e a integração de aspetos ambientais na sua atividade.

O compromisso ambiental do BPI considera os seguintes princípios de atuação:

- Implementar e manter um Sistema de Gestão Ambiental certificado.
- Garantir o cumprimento da legislação e regulamentos ambientais aplicáveis à atividade, bem como outras obrigações que subscreva.
- Assegurar a disponibilidade da informação e recursos necessários para atingir os objetivos e metas estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental.
- Aplicar princípios e boas práticas ambientais em todas as suas ações, em prol do desenvolvimento e consolidação de um setor financeiro mais sustentável.
- Prevenir a poluição minimizando as ações de impacto significativo no ambiente que advêm da sua atividade, privilegiando a implementação de medidas de prevenção e de melhoria que consideram todos os aspetos necessários para garantir a preservação do meio ambiente.
- Promover o desenvolvimento e a divulgação das melhores tecnologias disponíveis que respeitam os mais altos padrões ambientais.
- Promover a aquisição de produtos e serviços que consideram o uso eficiente dos recursos naturais e um design numa perspetiva de ciclo de vida.
- Integrar critérios ambientais na sua oferta de produtos e serviços e prolongar estes critérios a outras áreas de sua atividade (financiamento de grandes investimentos empresariais, operações de investimento, etc.).
- Integrar os riscos ambientais e sociais na análise de financiamento de projetos de investimento.
- Apoiar iniciativas de prevenção, mitigação, adaptação ou resposta às alterações climáticas.
- Promover uma atitude responsável e contribuir para a consciencialização ambiental das Partes Interessadas, com a finalidade de promover a proteção do meio ambiente e, em particular:

  • Envolver e consciencializar ativamente os colaboradores através da sensibilização e formação ambiental, para a integração de práticas mais sustentáveis nas atividades laborais diárias.
  • Integrar requisitos ambientais nos processos de seleção e avaliação de fornecedores de produtos e serviços, tendo em consideração os riscos e oportunidades.
  • Disponibilizar a política ambiental, através de diferentes canais de comunicação, a todas as Partes Interessadas.

O compromisso ambiental do BPI concretiza-se no estabelecimento de objetivos que medem o grau de progresso e melhoria da gestão ambiental. O BPI compromete-se a divulgar os objetivos de gestão ambiental e sua avaliação, sendo determinante para a criação de valor de negócio e reconhecimento da marca BPI como uma das melhores referências nacionais em práticas ambientais mais sustentáveis.

Este compromisso ambiental será atualizado sempre que se justificar e reflete a estratégia e os princípios básicos de atuação do BPI no âmbito da preservação do meio ambiente.


Os Princípios de Gestão Ambiental do BPI foram aprovados em 7 de dezembro de 2020.