O Plano Estratégico 2019-2021 vai ser implementado, previsivelmente, num contexto de moderada desaceleração do crescimento económico em Portugal, que mesmo assim deverá continuar a beneficiar da subida do investimento, assente na melhoria da confiança das empresas, nas condições favoráveis de financiamento e na expansão do setor do turismo.
O Plano Estratégico reflete o propósito de reforçar a tendência de crescimento e de ganhos de quota de mercado que o BPI tem registado nos últimos anos, através de cinco prioridades estratégicas.

A primeira prioridade é assegurar um crescimento sustentado da rentabilidade, fundada na expansão da banca de empresas e negócios, crédito ao consumo, crédito à habitação e comercialização de produtos de aconselhamento financeiro, em que se incluem os fundos e os seguros.
A segunda prioridade é a aceleração do processo de transformação digital do Banco, que contribuirá para melhorar a experiência do Cliente. O Banco BPI pretende usar as novas tecnologias para aumentar a capacidade de análise e resposta às necessidades de cada Cliente e disponibilizar uma oferta cada vez mais inovadora e multicanal, com um claro enfoque na mobilidade digital e nos seus reflexos no serviço ao Cliente.
A terceira prioridade situa os recursos humanos do BPI como um elemento estratégico para atingir os objetivos enunciados, através do investimento na formação e desenvolvimento em todos os níveis da instituição, fomentando a gestão do talento e impulsionando uma cultura ágil, que permita dar resposta ao ambiente em transformação no setor financeiro. O Plano prevê igualmente o desenvolvimento de iniciativas de integração na cultura do Grupo CaixaBank.
A quarta prioridade, o aumento da eficiência, dirige-se à simplificação, digitalização e gestão centralizada de processos, concentrando exclusivamente as equipas comerciais no serviço ao Cliente e na comercialização e aconselhamento de produtos financeiros.
Como quinta prioridade, o Plano elege a consolidação da elevada reputação do BPI que, em 2018, foi considerado o “Melhor Banco em Portugal” pela revista Euromoney. Esta prioridade assenta em dois eixos principais: a manutenção dos elevados níveis de qualidade do serviço que caracterizam o Banco; e a afirmação do BPI como uma referência na área do compromisso social e da gestão responsável.