BA Glass, BPI e CaixaBank lançam operação de financiamento sustentável

Programa de Papel Comercial de 75 milhões de euros, com condições associadas a indicadores de sustentabilidade, como o consumo de água e a redução das emissões de carbono.
17-03-2021
  • BPI e CaixaBank foram os assessores do grupo vidreiro BA Glass na estruturação de um Programa de Papel Comercial de 75 milhões de euros, com condições associadas a indicadores de sustentabilidade, como o consumo de água e a redução das emissões de carbono.

A BA Glass e o BPI (Grupo CaixaBank), lançaram um Programa de Papel Comercial no valor de 75 milhões de euros, em que uma parte da margem do financiamento se encontra indexada ao desempenho do grupo vidreiro em dois indicadores ESG: consumo de água e emissões de CO2 no processo de produção. Os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) correspondem a critérios de avaliação das práticas das empresas no que respeita ao ambiente, à dimensão social e às regras de governação.

O BPI e o CaixaBank foram os assessores da BA Glass na estruturação da operação de financiamento sustentável. A operação está alinhada com as condições estabelecidas pelos Princípios de Crédito Ligados à Sustentabilidade (“Sustainability Linked Loan Principles 2019”), tendo obtido uma avaliação positiva da empresa de consultoria independente especializada Vigeo Eiris.

Com esta operação, a BA Glass liga a sua política de sustentabilidade aos objetivos financeiros. Trata-se de uma nova operação de financiamento sustentável do grupo líder em Portugal na produção de vidro de embalagem, que se consolida como uma das empresas com maior compromisso com soluções de financiamento sustentável.

Por seu lado, o BPI consolida a sua posição como um dos líderes no mercado português em emissões sustentáveis, reforçando o posicionamento do Grupo CaixaBank como uma das referências em “Sustainable Finance” a nível internacional. Refira-se que o Grupo CaixaBank, posicionou-se como o 5º Banco europeu e 9º global em empréstimos verdes e sustentáveis segundo o ranking Top Tier da Refinitiv. 

 

Sobre a BA Glass

O Grupo BA GLASS é um dos maiores produtores de embalagens de vidro da Europa destinadas à indústria alimentar e de bebidas. Com mais de 100 anos de história, a BA GLASS cresceu e produz hoje mais de 9 mil milhões de embalagens de vidro por ano, exportando para mais de 70 países.

O Grupo assumiu o compromisso de continuar a trilhar o caminho da inovação para garantir a sustentabilidade do negócio e manter-se ativo na redução da sua pegada ambiental. Encara o seu crescimento e a globalização da economia como uma oportunidade de encontrar novas soluções que permitam ser cada vez mais protagonista nesta ambição global de “ser verde”.

Em 2018 a BA GLASS subscreveu O Protocolo do Porto, integrando assim um conjunto de indústrias do setor do vinho, unidas por um compromisso de contribuir para mitigar as mudanças climáticas. Neste contexto assumiu as seguintes metas até 2030: 70% da energia consumida com origem em fontes renováveis; redução de consumo de gás em 10%; redução de 75% de utilização de água; aumento do uso de casco; redução emissões de CO2 para os níveis da UE; redução das embalagens no produto final; publicação dos valores anuais dos indicadores no site do Protocolo do Porto e no site da BA GLASS.

Sobre o BPI

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, o grupo líder de banca de retalho em Espanha, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal no que respeita a ativos (37.3 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 10,7 % em crédito e de 10,6% em depósitos de Clientes. Serve cerca de dois milhões de Clientes no mercado doméstico.

O BPI e o Grupo CaixaBank estão muito empenhados no financiamento sustentável, apoiando, através da sua atividade, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.

O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégia de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.

Em 2019, o BPI estreou o mercado de Sustainable Finance com a emissão das primeiras Obrigações Verdes admitidas a negociação em Portugal, no mercado Euronext Access Lisboa, emitidas pela Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. (“SBM”), subsidiária do Grupo Altri. Em 2020, o BPI participou em duas das emissões mais importantes do mercado Português, com a primeira emissão de obrigações verdes da Corticeira Amorim e de obrigações ESG da Sonae SGPS, pioneira na introdução de objetivos para a igualdade de género em postos de direção.

CaixaBank, comprometido com o financiamento sustentável

O CaixaBank é uma das entidades financeiras mais comprometidas com a sustentabilidade, dado que seu Plano de Banca Socialmente Responsável recolhe quatro importantes princípios de atuação que representam uma contribuição direta para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A entidade apoia, através da sua atividade, iniciativas e projetos que respeitem o ambiente, que contribuam para prevenir e mitigar as alterações climáticas, que impulsionem a transição para uma economia de baixo carbono e o desenvolvimento social.

O Banco dirigido por Gonzalo Gortázar realizou em 2020 uma emissão de obrigações verdes de 1.000 milhões de euros para financiar projetos de energias renováveis e edifícios energeticamente eficientes e emissão de obrigações sociais no valor de 1.000 milhões de euros para mitigar os efeitos da Covid-19 através do financiamento de PMEs e microempresas das zonas mais desfavorecidas de Espanha. O CaixaBank foi o primeiro Banco espanhol a emitir obrigações sociais em 2019 para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Desde 2017, o Banco mobilizou um total de 27.300 milhões de euros em financiamentos sustentáveis, com um total de 116 operações, consolidando-se deste modo como um dos principais bancos de financiamento sustentável na Europa.