Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01003784

Leasing de Equipamento

Locação financeira de equipamento, com opção de aquisição pelo valor residual no final do prazo determinado.

BPI Soluções Empresas | Leasing Equipamento BPI

BPI Soluções Empresas | Leasing Equipamento BPI

Locação financeira para equipamentos.

Enquadramento

O Leasing de Equipamento é uma operação de financiamento que consiste na cedência de utilização de um determinado bem por parte de uma Locadora (Banco) a um Cliente (locatário), durante um período de tempo, mediante o recebimento de uma renda. Neste tipo de operações o Cliente tem a opção de adquirir o equipamento, no final do prazo, pelo valor residual.

Vantagens

Óptica do Cliente
  • Livre escolha do fornecedor e do equipamento que pretende usufruir.
  • Entrada inicial flexível. No limite, o valor do equipamento pode ser totalmente financiado, sem entrada inicial.
  • Financiamento de médio/longo prazo, possibilitando que os encargos da operação sejam suportados pela rentabilidade que se retira da utilização do equipamento.
  • O IVA das rendas é dedutível.
  • Operações isentas de imposto de selo sobre utilização de crédito e sobre os juros, dado o Leasing ser considerado um serviço.
  • Adequação do prazo de financiamento à vida útil do bem.
  • Liquidação directa ao fornecedor pelo Banco.

Óptica do Fornecedor

  • Aumenta o volume de vendas.
  • Aumenta a percentagem das vendas a pronto pagamento.
  • Maior fidelização do Cliente na altura de substituição do equipamento.
  • Elimina os encargos de análise de financiamento e os riscos de cobrança.
  • Não preenche plafonds bancários ao financiar as vendas aos seus Clientes.
  • Maior segurança no recebimento visto que a liquidação da factura é efectuada pelo Banco.

Beneficiários

Empresas/ENI com necessidades de investimento em bens de equipamento, pretendendo adquiri-los a prazo.

Operações Elegíveis

Leasing Equipamento
Operação de locação financeira em que o contrato é iniciado no momento da entrega do bem pelo fornecedor ao locatário.
Qualquer equipamento ou veículo pesado é passível de ser locado, excepto embarcações.

Lease-back
Operação em que o vendedor e o locatário são a mesma entidade jurídica.
Nota: por regra, todas as operações de importação serão financiadas através de lease-back.

Operações com período de carência
Operação de locação financeira em que o contrato é iniciado no momento da entrega do bem pelo fornecedor ao locatário, mas o início do débito das rendas só irá ser efectuado pelo BPI a partir da data acordada no futuro. Caso a carência também seja dada pelo fornecedor, não haverá contagem de juros durante esse período.

Operações com pré-financiamento
Operações de locação financeira em que existe, durante um período pré estabelecido, um ou vários adiantamentos de capital por parte do locador e em que o locatário apenas é debitado pelo valor dos juros. Findo esse período é dado início ao contrato.

Cessão de posição contratual
Consiste na alteração do titular do contrato durante a sua vigência. O Cliente (cedente) cede a sua posição a favor de um terceiro (cessionário), mantendo-se todos os direitos e obrigações do contrato em vigor. Em termos processuais, é emitido um contrato tripartido de cessão de posição contratual suportado pelo contrato de locação financeira inicialmente celebrado.

Operações com garantia mútua
De forma a mitigar risco em operações de leasing o decisor pode exigir como condição a contratação de uma garantia mútua. Este tipo de garantia é também muitas vezes utilizado nas linhas protocoladas onde, por norma, a comissão de garantia é suportada/bonificada pela entidade gestora da linha protocolada.

Montante

Não existe limite mínimo ou máximo.

Prazo

Os prazos devem ser ajustados ao período de vida útil do equipamento, sendo que o prazo máximo legal é de 30 anos, não existindo prazo mínimo. 

Garantias

A definir casuisticamente.

Condições

Taxa de Juro
As operações podem ser contratadas nas seguintes modalidades:

  • Taxa Variável - composta por um indexante variável (indexado a uma taxa de referência de mercado) + um spread comercial;
  • Taxa Fixa - composta por um indexante fixo ao longo de toda a vida da operação + um spread comercial – ver condições de aplicação da Taxa Fixa.

Rendas
As rendas são compostas por capital e juros, podendo ser:

  • constantes ou variáveis, com amortização de capital fixa ou decrescente;
  • antecipadas ou postecipadas;
  • mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Valor Residual (Opção de Compra)
O valor residual é uma condição obrigatória que se traduz na faculdade do Cliente (locatário) poder adquirir o equipamento no final do contrato. Quando accionada a opção de compra, resulta na transmissão da propriedade do bem locado para o locatário.

Fiscalidade
As operações de leasing são sujeitas a IVA que é dedutível de acordo com a legislação em vigor, não sendo sujeitas a imposto de selo sobre utilização de crédito e juros, como acontece nas operações de crédito.

Contabilidade
O equipamento é registado no imobilizado do locatário, os juros são contabilizados como custos e os equipamentos são amortizados pelo Cliente, de acordo com as tabelas de amortização existentes.

Links Úteis

Tipo de solução

Contrato de Locação Financeira Mobiliária através do qual o BPI, mediante o pagamento de uma renda, cede, durante um prazo estabelecido, a utilização de um bem de equipamento, adquirido ou construído por indicação do Cliente. No final do período definido, a empresa poderá adquirir o bem, pelo Valor Residual estabelecido.

Para mais informações, dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.

Banco BPI, S.A., Sociedade Aberta, Rua Tenente Valadim, 284, Porto, Mediador de Seguros Ligado n.º 207232431 (registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 31/10/2007 - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt); autorizado a exercer actividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida com as Seguradoras BPI Vida e Pensões - Companhia de Seguros Vida, S.A., Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. e COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A. O Banco BPI, S.A. não está autorizado a receber prémios nem a celebrar contratos em nome da COSEC, Allianz ou BPI Vida e Pensões e, na sua qualidade de mediador de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura de riscos inerentes ao contrato de seguro.