Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01003639

Factoring

Serviço de gestão de cobranças de facturas, ao qual se podem associar serviços de antecipação de valores facturados e de cobertura de risco de crédito.

Factoring | Soluções Tesouraria BPI

Factoring | Soluções Tesouraria BPI

Conheça o nosso serviço de gestão de cobranças de faturas.

Enquadramento

O Factoring é uma solução financeira de curto prazo para apoio à tesouraria e gestão de cobranças, através da qual a empresa cede ao BPI créditos de curto prazo (até 1 ano) sobre Clientes, nacionais e/ou estrangeiros (devedores), resultantes da venda de produtos ou da prestação de serviços.

É formalizado através de um contrato de cessão de créditos, mediante o qual o BPI disponibiliza os seguintes serviços (consoante o contratado com o Aderente):

  • Serviço de cobrança de crédito e respectiva gestão especializada;
  • Pagamento antecipado (Adiantamento) dos créditos tomados ao Aderente;
  • Cobertura do risco dos créditos por incumprimento dos Devedores.

O pagamento antecipado (Adiantamento) está sujeito ao limite de crédito contratado e outras condições negociadas.

Factoring - Circuito

Legenda:

  1. A empresa (aderente) factura o fornecimento de bens ou serviços ao seu Cliente (devedor);
  2. A empresa cede a facturação ao BPI;
  3. O BPI efectua, a pedido da empresa, o adiantamento da facturação cedida;
  4. O Cliente (devedor) liquida ao BPI a facturação dos bens ou serviços na data de vencimento. 

Modalidades

  • Factoring com recurso: o risco da operação é assumido pela empresa (aderente), ou seja, o BPI não assume o risco de insolvência dos Clientes da empresa (devedores). O BPI tem o direito de regresso sobre os adiantamentos efectuados à aderente em caso de insucesso das cobranças aos seus Clientes.
  • Factoring sem recurso: quando o BPI assume uma parte ou a totalidade do risco de insolvência do devedor. Em caso de não pagamento do devedor, o BPI assume o pagamento das facturas ao Aderente, desde que cumpridos todos os requisitos contratuais. 

Vantagens

  • Redução de custos administrativos relacionados com o processo de cobrança de facturas;
  • Redução de prazos médios de cobrança, com a entrega da gestão do processo a uma equipa especializada do BPI;
  • Transferência para o BPI dos contactos de cobrança, evitando eventuais situações de deterioração da relação comercial entre a empresa e os seus Clientes;
  • Possibilidade de antecipação do recebimento do valor das facturas cedidas ao BPI, mediante aprovação prévia de limite de crédito de Factoring, que poderá abranger a totalidade dos Clientes da empresa, ou uma parte;
  • Melhoria dos rácios económico-financeiros da empresa, com a eliminação do balanço (conta de Clientes) das facturas antecipadas pelo BPI, na modalidade de Factoring sem recurso, caso em que o BPI cobre, entre outros, o risco de insolvência dos Clientes;
  • Isenção de imposto do selo sobre a utilização de crédito (ISUC) na antecipação de facturas ao abrigo de Factoring sem recurso;
  • Análise prévia pelo BPI de Clientes actuais e potenciais, bem como vigilância periódica da carteira de Clientes da empresa, mitigando eventuais riscos;
  • Cobertura de risco de insolvência dos Clientes da empresa (no caso do Factoring "sem recurso").

Beneficiários

Empresas, Empresários em Nome Individual e Profissionais Liberais.

Montante

Análise casuística.

Prazo

Até um ano (entre a data de emissão da factura e o seu vencimento).

Condições

Aplicável apenas nas vertentes de antecipação de valores faturados e/ou cobertura de risco de Clientes. Definido um limite para a empresa e/ou sublimites para cada um dos Clientes abrangidos pelo contrato.

Links Úteis

 

 

Para mais informações, dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.

Banco BPI, S.A., Sociedade Aberta, Rua Tenente Valadim, 284, Porto, Mediador de Seguros Ligado n.º 207232431 (registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 31/10/2007 - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt); autorizado a exercer actividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida com as Seguradoras BPI Vida e Pensões - Companhia de Seguros Vida, S.A., Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. e COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A. O Banco BPI, S.A. não está autorizado a receber prémios nem a celebrar contratos em nome da COSEC, Allianz ou BPI Vida e Pensões e, na sua qualidade de mediador de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura de riscos inerentes ao contrato de seguro.