Partilhe    

Agricultura Biológica

No âmbito do Prémio Nacional de Agricultura, o BPI participou num encontro sobre Produção Bio com o objetivo de debater as características deste tipo de produção, a crescente adesão de produtores e consumidores e as perspetivas de crescimento esperadas.

Agricultura Biológica no Mundo

Área cultivada de forma biológica por país (e consumo per capita de produtos bio) e percentagem de terreno cultivado por grupo de alimentos em hectares.

Agrobio - Jaime Ferreira

Jaime Ferreira, da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), defende o desenvolvimento da produção em várias áreas/subsetores da agricultura biológica, que têm potencial para crescer tanto no mercado nacional, como no mercado externo.

Symington - Miguel Potes

A produção biológica é valorizada no mercado interno e no mercado externo, com uma tendência crescente. Para Miguel Potes, Diretor de Comunicação do grupo Symington, empresa familiar que produz vinho biológico: “Existe prestígio e mais-valias comerciais e de imagem para uma empresa que tenha um modo de produção biológico. Não é algo que se possa medir, mas sentimos que nos tem trazido benefícios muito fortes."

SGS Portugal - Adriana Moura

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, em vários setores, atuando também no contexto da agricultura biológica. As empresas de certificação combatem fraudes e atestam que o alimento é seguro. Desta forma, garante também uma concorrência leal num mercado competitivo e que está a crescer..

Biofrade - Henrique Gomes

A Biofrade produz em modo biológico tendo comercializado, em 2015, três mil toneladas de produtos biológicos. Para Henrique Gomes, Portugal tem “potencial e condições do solo e climatéricas para produzir os melhores produtos do Mundo”.

BPI - Maria Celeste Hagatong

O BPI tem apostado neste setor que está em crescimento e com uma forte dinâmica. Para a Administradora do BPI “a agricultura é, talvez, um dos setores que hoje em dia requer mais técnica e mais profissionalismo”, demonstrado pela integração deste tema na formação superior. Esta importância é reconhecida pelas escolas e institutos politécnicos e pelos agricultores que procuram formação específica.