Partilhe    

Regadio vs Sequeiro

O segundo debate realizado no âmbito do Prémio Nacional de Agricultura foi dedicado à temática das culturas de regadio e de sequeiro, nomeadamente a aposta crescente na sustentabilidade da utilização da água na agricultura.

Retrato da Agricultura em Portugal

Caraterização das culturas de sequeiro e de regadio em Portugal, comparando com alguns países europeus.

Retrato da Agricultura em Portugal
Consulai – Pedro Santos

Consulai – Pedro Santos

Os agricultores de hoje, para além dos filhos de agricultores, são também novas investidores, com formações muito variadas, com fundos de investimento nacionais e internacionais, levando à maior necessidade de apoio por parte da Consulai.
Pedro Santos destaca ainda que a grande maioria das explorações em Portugal são mistas, considerando muito virtuosa a complementaridade dos dois tipos de culturas: regadio e sequeiro.

Associação de Regantes do Vale da Vilariça – Fernando Brás

Associação de Regantes do Vale da Vilariça – Fernando Brás

Para além da variedade de culturas, que traz maior competitividade aos produtores do Vale da Vilariça, as novas tecnologias associadas à cultura de regadio, têm permitido efetuar leituras na sede da Associação, reduzindo custos de deslocações. É também possível aproveitar as leituras instantâneas para que, numa atitude pedagógica, a Associação possa ajudar os produtores a gerir melhor a utilização da água.

Carnalentejana – Fernando Albino

Carnalentejana – Fernando Albino

A Carnalentejana é um agrupamento de produtores que aposta na preservação do ambiente e na certificação, como forma de transparência da segurança alimentar.
Para Fernando Albino, o sucesso empresarial da agricultura portuguesa depende muito do elevado grau da existência de regadio, que apesar de implicar mais investimentos, permite responder melhor às exigências do mercado.

BPI - Maria Celeste Hagatong

BPI - Maria Celeste Hagatong

O regadio exige mais investimento, porque a agricultura é mais intensiva e, por isso, precisa de mais tecnologia e mais gestão. Contudo, leva também ao aparecimento de projetos melhor estruturados, sendo esta uma característica muito relevante para os agricultores que procuram financiamento.