24 projetos sociais recebem mais de 1 milhão de euros para apoiar 2 mil pessoas com deficiência

27-10-2022
  • Cerca de uma dezena dos projetos sociais distinguidos destinam-se à formação e ao apoio à empregabilidade. Entre 2011 e 2021, o desemprego registado na população com deficiência em Portugal continental aumentou 30,5%.
  • Criado em 2010, o Prémio Capacitar já atribuiu 8,7 milhões de euros a 276 projetos, apoiando mais de 47 mil pessoas com deficiência e doença mental
  • Nos últimos 13 anos, o BPI e a Fundação "la Caixa" distribuíram mais de 23 milhões de euros para a implementação de 805 projetos de inclusão social em Portugal, que contribuíram para melhorar a vida de mais de 177 mil pessoas.

No âmbito da 13ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar, foram distinguidos 24 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

A iniciativa recebeu este ano um reforço da dotação para mais de 1 milhão de euros e distribui no total 1.028.030€. As candidaturas vencedoras receberam, cada uma, em média, mais de 40 mil euros e vão apoiar, no total, mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.

O aumento da empregabilidade é um dos objetivos prioritários, tendo sido premiados cerca de uma dezena de projetos destinados à formação e ao apoio ao processo de inserção na vida laboral, à promoção do autoemprego e a atividades socialmente úteis, promovendo a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental.

Segundo o relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021", do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP), entre 2011 e 2021, o desemprego registado na população com deficiência em Portugal continental aumentou 30,5%. Uma situação que afetou mais as mulheres (+63,1%) do que os homens com deficiência (+9,8%).

Os restantes projetos hoje distinguidos pretendem dar respostas a outras necessidades sociais prementes, nomeadamente: o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e atividades de promoção da autonomia, nomeadamente atividades desportivas.

O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação objetiva que analisa os projetos e as linhas prioritárias estabelecidas, beneficiando do apoio de uma equipa de 20 avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que em regime de voluntariado reuniram com todas as entidades da 2ª fase de avaliação, uma prática exemplar e inovadora que enriquece o processo de avaliação e o processo de humanização do Banco.
Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu, em 13 edições, cerca de 8,7 milhões de euros a 276 projetos, apoiando mais de 47.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022 – Ajudar quem ajuda

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, com uma dotação total aumentada para 4,6 milhões de euros em 2022, são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, este programa foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, por iniciativa do grupo Cofina.

Desde 2010, os prémios entregaram mais de 23 M.€ para a implementação de 805 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 177 mil portugueses.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar 2022

APPACDM de Évora; APPDA Coimbra, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra; ASCUDT - Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes; Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais; Associação de Apoio à Juventude Deficiente; Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência; Associação Novamente, associação de apoio aos traumatizados crânio encefálicos e suas famílias; Associação Pais e Amigos Habilitar; Associação PARA - Projeto de Apoio e Recursos para o Autismo; Associação Pró Cidadão Deficiente Integrado; Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-cultural dos Açores; ASSOL Associação de Solidariedade Social Lafões; CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente; CAPITI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil; Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, CRL; CERCIOEIRAS - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade, CRL; Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, CRL; Fundação do Gil; Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa, IPSS; Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde da Idanha; Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Clínica Psiquiátrica de S. José; NECI- Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso; Pedrinhas - Cooperativa de Solidariedade Social - Pedro Brazião Rodrigues, CRL; Pressley Ridge - Associação de Solidariedade Social.