Data for Change 2022 abre candidaturas

Partilhe    
O Data for Change integra a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria da Nova SBE com a Fundação “la Caixa” e o BPI.
13-01-2022

Estão abertas as candidaturas para o programa Data for Change 2022 promovido pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center. As candidaturas para a 4ª edição deste programa decorrem até 25 de janeiro e podem ser efetuadas aqui. Podem concorrer organizações portuguesas com impacto social que tenham um projeto social ou ambiental passível de ser resolvido através da ciência de dados em parceria com o Nova SBE Nova SBE Data Science Knowledge Center. O Data for Change integra a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria da Nova SBE com a Fundação “la Caixa” e o BPI.

Os desafios das organizações podem abranger áreas como a Saúde, Emprego, Ambiente ou Educação. O objectivo é que, através do desenvolvimento de um projecto com vista à resolução de um problema específico, as organizações possam usar os seus dados para tomar decisões e melhor servir os seus beneficiários e/ou clientes. O projeto poderá ter como foco, por exemplo, a otimização da alocação de pacientes a médicos, a identificação de fatores que levam ao abandono escolar, a identificação do risco de reincidência de pessoas reclusas, a otimização da entrega de serviços de emergência, o aumento da eficácia de estratégias de intervenção com pessoas sem abrigo, o aumento das taxas de vacinação, a previsão de desemprego de longa duração, entre muitos outros.

Para este programa o Nova SBE Data Science Knowledge Center procura Organizações com Impacto Social portuguesas com:
 

  • Um problema com impacto social significativo e cuja solução se possa basear na análise e modelação de dados;
  • Dados internos ou parcerias com outras organizações para acesso a dados relevantes. A quantidade de dados existente é importante, mas acima de tudo é relevante validar o quão úteis estes dados são para a resolução do problema (o acesso aos dados será feito cumprindo todos os procedimentos de privacidade e segurança de dados necessários, de acordo com a legislação em vigor);
  • Disponibilidade para acompanhar o desenvolvimento do projeto uma a duas horas por semana e de fornecer conhecimentos intrínsecos à área de desenvolvimento do mesmo (por exemplo, para prever o risco de uma criança não ser vacinada necessitámos de apoio de pediatras e outros profissionais de saúde);
  • O objetivo de implementar a solução desenvolvida, após o término do projeto.

As candidaturas serão avaliadas e selecionadas por uma Comissão de Avaliação constituída por peritos com experiência e conhecimento multidisciplinar, em áreas relevantes ao desenvolvimento de projetos em Ciência de Dados com Impacto Social.

Entre outros aspetos, serão avaliados o problema que o projeto se propõe resolver, a relevância dos dados identificados para a resolução do problema, o grau de replicabilidade do projeto e o potencial impacto dos resultados do mesmo a nível social e ambiental.

O projeto vencedor da última edição do Data for Change foi proposto pela Associação Tempos Brilhantes, com os objetivos de melhorar as capacidades da associação na oferta de uma ferramenta de suporte à decisão enquadrada na realidade das escolas e no contexto educacional português. Neste contexto, e em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, o Nova SBE Data Science Knowledge Center comprometeu-se em otimizar este sistema desenvolvido pela associação, chamado MAPIE, Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar, com o desenvolvimento de três modelos de análise de dados e de apoio à decisão, capazes de identificar padrões que resultem num aluno ser retido no 6º, 8º e 9º ano de escolaridade.

720x260_DataforChange2022