Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01167078

Prémios BPI Fundação "laCaixa" 2021

Edição deste ano conta com reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. Estão abertas as candidaturas ao Prémio Capacitar.

Prémios BPI Fundação "la Caixa" 2021 | Banco BPI

Prémios BPI Fundação

Edição deste ano conta com reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. Estão abertas as candidaturas ao Prémio Capacitar.

  • Está aberto o processo de candidaturas ao Prémio Capacitar que apoia projetos que melhorem a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com deficiência.
  • Em 2020, em plena pandemia, foram apoiadas 131 iniciativas sociais, com 3,75 milhões de euros, para apoiar mais de 26.000 pessoas, através de cinco Prémios: Capacitar, Solidário, Seniores, Infância e Rural.
  • Desde 2010, o BPI e a Fundação "la Caixa" entregaram 19 milhões de euros para a execução de mais de 600 projetos de inclusão social que contribuíram para melhorar a vida de mais de 150 mil portugueses. 

Começa hoje a edição de 2021 dos Prémios BPI Fundação "la Caixa", que este ano contam com um reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. O objetivo é apoiar um maior número de projetos sociais, num ano de vulnerabilidade acrescida por um contexto pandémico que teima em persistir.

Em 2020, o BPI e a Fundação "la Caixa" destinaram 3,75 milhões de euros para apoiar 131 iniciativas de entidades do terceiro sector nos cinco Prémios: Capacitar, Solidário, Seniores, Infância, e Rural.

António Barreto, presidente do júri dos Prémios BPI Fundação "la Caixa", salientou: "A persistência e gravidade da crise sanitária está a agravar a pobreza e as desigualdades económicas e sociais. Felizmente, temos assistido a muitos exemplos de solidariedade de pessoas e instituições que, de forma direta ou através de entidades do terceiro sector, têm apoiado grupos socialmente mais vulneráveis, em particular as crianças, as pessoas com deficiência e os idosos. Sabemos que serão necessários mais destes gestos solidários para enfrentar os desafios que se avizinham. É por isso que o aumento da dotação económica dos Prémios BPI Fundação "la Caixa" é tão importante, uma vez que vai permitir apoiar mais projetos sociais e beneficiários em todo o território, mitigando os efeitos da pandemia."

O processo de candidaturas inicia-se hoje com o Prémio BPI Fundação "la Caixa" Capacitar para apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida e a autonomia de pessoas com deficiência. Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos. A seleção dos projetos é realizada através de uma avaliação objetiva que analisa os projetos e as linhas prioritárias estabelecidas nas bases de cada candidatura e do possível impacto social.

Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação "la Caixa" irão realizar, via digital, sessões de esclarecimento para cada Prémio. A primeira é já dia 22 de fevereiro às 15h00 sobre o Prémio Capacitar. As entidades interessadas podem obter mais informação no site do BPI e da Fundação "la Caixa".
 

Prazos de Candidatura para os 5 Prémios BPI Fundação "la Caixa"

No total são cinco os Prémios BPI Fundação "la Caixa", com diferentes prazos de candidatura que se distinguem entre si pelo seu âmbito de atuação.

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Capacitar
Promover a autonomia de pessoas com deficiência
• O Prémio Capacitar destina-se a apoiar projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida, o emprego e a autonomia de pessoas com deficiência.
• Dotação de 800 mil euros
• Candidaturas: de 18 de fevereiro a 15 de março

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Solidário
Apoiar a integração socio laboral e a luta contra a exclusão social
• O Prémio Solidário tem como finalidade apoiar projetos que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas mais vulneráveis, favorecendo a igualdade de oportunidades
• Dotação de 700 mil euros
• Candidaturas: de 16 de março a 12 de abril

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Seniores
Apoiar o envelhecimento ativo e saudável
• O Prémio Seniores tem como finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, proporcionando uma vida mais independente e autónoma, em especial das pessoas que vivem em situação de solidão.
• Dotação de 1 Milhão de euros
• Candidaturas: de 13 de abril a 10 de maio

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Infância
Apoio a crianças em situação de pobreza
• O Prémio Infância tem como finalidade apoiar projetos que facilitam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade.
• Dotação de 800 mil euros
• Candidaturas: de 11 de maio a 07 de junho

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Rural
Apoio a ações sociais em âmbito rural
• O Prémio Rural tem como objetivo apoiar projetos sociais em meio rural e gerar oportunidades para famílias, crianças, idosos e outros grupos em risco de exclusão social.
• Dotação de 700 mil euros
• Candidaturas: de 08 de junho a 05 de julho