Exposição de Rui Chafes em Serralves

Partilhe    
A Fundação “la Caixa” e o BPI são mecenas da exposição "Chegar sem partir", que abre ao público dia 21 de julho, em Serralves.
21-07-2022

Com uma grande exposição que se estende do interior do edifício projetado pelo arquiteto Álvaro Siza aos jardins exteriores, num diálogo inédito com o parque e a envolvente natural do Museu, que serve simultaneamente de inspiração e cenário para uma reflexão sobre a diversidade da sua prática escultórica.

Cobrindo mais de três décadas de atividade, a exposição Chegar sem partir inclui trabalhos da fase inicial da sua produção escultórica e um conjunto de obras especificamente pensadas para o Museu e Parque de Serralves. O título remete para a noção de ciclicidade do tempo, da repetição infinda de acontecimentos, lembrando que todos estamos sujeitos a esta circularidade, à vertigem abissal do eterno retorno. Do seu enunciado à sua materialização, este grupo de peças sugere sensações de estranhamento, tensão e angústia. Incisões que ferem e abalam as nossas crenças e certezas existenciais.

No interior do edifício, no Museu podemos encontrar uma sequência de momentos e ambientes, instalações tão mentais quanto sensoriais que colocam o corpo do espectador em confronto com o espaço e as obras e, em última instância, consigo mesmo. A exposição convoca conceitos e dualidades muito presentes na obra do artista, tais como, silêncio-vazio, presença-ausência, escuro-frio, dor-sofrimento, pausa-movimento, memória-tempo, vida-morte.

A exposição prossegue nos jardins de Serralves, um passeio pelo Parque e pela carreira do artista que apresenta esculturas de diferentes períodos e outras criadas especificamente para este contexto.

Com a inauguração desta obra, Rui Chafes junta-se à lista de artistas com esculturas permanentes nos jardins do museu — uma coleção de arte contemporânea viva, em constante crescimento e atualização — entre as quais destacamos as obras de Alberto Carneiro e Richard Serra, nomes relevantes na formação do escultor português.

As obras de Rui Chafes estão expostas a partir de 21 de julho até dezembro de 2022 e os Clientes BPI, portadores de cartão de crédito ou débito, têm direito a uma entrada gratuita por cartão.