Jorge Sousa Teixeira é o novo CEO da BPI Gestão de Ativos

Partilhe    
22-02-2022

Jorge Sousa Teixeira, 47 anos, é o novo Chief Executive Officer da BPI Gestão de Ativos, uma das maiores gestoras de ativos financeiros em Portugal, detida pelo Grupo CaixaBank. Jorge S. Teixeira era, desde 2019, o Administrador Executivo da BPI Gestão de Ativos, responsável por Investimento Sustentável e pela supervisão dos Riscos ao nível do Conselho de Administração.

Jorge S. Teixeira iniciou o seu percurso no BPI, em 2002, como responsável pelo departamento de produtos estruturados do Banco. Desde então, ocupou diversos cargos de administração em empresas do Grupo, tendo sido Administrador Executivo da BPI Vida e Pensões, entre 2011 e 2018, e sendo Vogal do Conselho de Administração da BPI GA desde 2011.

No início do percurso profissional de mais de 25 anos, Jorge S. Teixeira, exerceu diversos cargos executivos em entidades financeiras nacionais e internacionais, incluindo o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD).

Jorge S. Teixeira é Professor Convidado da Nova SBE, responsável por diversas cadeiras de Sustainable Finance e Asset Management, e é também Presidente do Grupo de Finanças Sustentáveis da APFIPP, membro de várias organizações como a CFA Society, Harvard Club de Portugal, ACEGE, e participante em vários grupos de trabalho de finanças sustentáveis.

Jorge S. Teixeira é licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics, graduado pelo General Management Program da Harvard Business School, e é CFA (Chartered Financial Analyst) e CESGA (Certified Environmental, Social and Governance Analyst).

Sobre a BPI Gestão de Ativos

A BPI Gestão de Ativos, constituída a 20 de julho de 1990, é uma Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC) que nasceu como parte do Grupo BPI. Na sequência da tomada de controlo do BPI pelo CaixaBank, em fevereiro de 2017, o Banco BPI vendeu, em 13 de abril de 2018, a totalidade da participação que detinha no capital da BPI Gestão de Ativos ao CaixaBank Asset Management, entidade do Grupo responsável pela gestão patrimónios e de fundos de investimento e que é detida a 100% pelo CaixaBank.

A BPI Gestão de Ativos tem a sua posição cimentada no mercado nacional, sendo das maiores gestoras de ativos financeiros em Portugal, com mais de 7 mil milhões de euros em ativos sob gestão.

Em conjunto com a BPI Vida e Pensões e o CaixaBank Asset Management Luxemburgo, disponibiliza mais de 50 produtos de poupança, investimento e reforma, entre fundos domésticos e domiciliados no Luxemburgo, seguros de capitalização e fundos de pensões, oferecendo ainda um serviço de Gestão de Carteiras direcionado ao Private Banking, empresas, fundos de pensões e clientes institucionais.

Mais Notícias
Ver Mais