NOS e BPI lançam operação de financiamento sustentável no valor de 30 milhões de euros

Financiamento apresenta condições indexadas ao desempenho da NOS em indicadores ESG como o aumento do consumo de energias renováveis e a redução das emissões de carbono.
01-07-2021

O BPI e o CaixaBank foram os assessores da NOS na estruturação de uma operação de financiamento sustentável de 30 M€, repartido entre um Programa de Papel Comercial e um Empréstimo Obrigacionista. Uma parte da margem dos financiamentos encontra-se indexada ao desempenho da NOS em dois indicadores ESG (Environmental, Social and Governance): fração de eletricidade renovável no consumo total de eletricidade e evolução do total de emissões de gases com efeito de estufa.

A operação está alinhada com as condições estabelecidas pelos “Princípios de Crédito Ligados à Sustentabilidade” (“Sustainability Linked Loan Principles 2019”), tendo obtido uma avaliação positiva de uma empresa de consultoria independente especializada.

Com esta operação, a NOS liga a sua política de sustentabilidade aos seus objetivos financeiros. Trata-se de uma nova operação de financiamento sustentável de um grupo de referência em Portugal em telecomunicações e audiovisual, que se consolida como uma das empresas com maior compromisso com soluções de financiamento ESG.

Por seu lado, o BPI consolida a sua posição como um dos líderes no mercado português em emissões sustentáveis, reforçando o posicionamento do Grupo CaixaBank como uma das referências em “Sustainable Finance” a nível internacional. Refira-se que o Grupo CaixaBank é o 5º Banco europeu e o 9º a nível global em empréstimos verdes e sustentáveis, segundo o ranking Top Tier da Refinitiv.

BPI e Grupo CaixaBank reforçam compromisso com o financiamento sustentável

O BPI e o Grupo CaixaBank estão muito empenhados no financiamento sustentável, apoiando, através da sua atividade, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.

O Grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégia de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.

Em 2019, o BPI estreou o mercado de Sustainable Finance com a emissão das primeiras Obrigações Verdes admitidas à negociação em Portugal, no mercado Euronext Access Lisboa, emitidas pela Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. (“SBM”), subsidiária do Grupo Altri. Em 2020, o BPI participou em duas das emissões mais importantes do mercado português: a primeira emissão de obrigações verdes da Corticeira Amorim e as obrigações ESG da Sonae SGPS, pioneira na introdução de objetivos para a igualdade de género em postos de direção.

O CaixaBank é uma das entidades financeiras mais comprometidas com a sustentabilidade, dado que o seu Plano de Banca Socialmente Responsável recolhe quatro importantes princípios de atuação que representam uma contribuição direta para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A entidade apoia, através da sua atividade, iniciativas e projetos que respeitam o ambiente, que contribuem para prevenir e mitigar as alterações climáticas, que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono e o desenvolvimento social.

O CaixaBank foi o primeiro Banco espanhol a emitir obrigações sociais em 2019 para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Desde então, o CaixaBank emitiu sete obrigações sustentáveis - quatro verdes e três sociais – num volume total de mais de 6,500 milhões de euros, o que o torna no Banco europeu com o maior volume de obrigações ESG emitidas no mercado do Euro.

Durante 2020, o CaixaBank mobilizou um total de 5.010 milhões de euros em empréstimos sustentáveis e 7.500 milhões de euros em emissões verdes, sustentáveis e obrigações sociais. Estes dados colocam o CaixaBank como uma das entidades líderes na Europa em financiamento sustentável. De acordo com o ranking da Refinitiv, no final de 2020, o CaixaBank ocupava o 5º lugar na Europa e o 9º no mundo em ESG & Green Lending.

Nos primeiros meses de 2021, a instituição financeira posicionou-se como o banco líder na emissão e colocação de obrigações verdes, sociais e sustentáveis nos mercados de Espanha e Portugal, segundo os rankings Dealogic e Refinitiv.
 

Sobre a NOS, o BPI e o CaixaBank

Sobre a NOS:

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.

A NOS conta com 5 milhões de Clientes móveis, 1,7 milhões de Clientes de televisão, 1,8 milhões de Clientes de telefone fixo e 1,5 milhões de Clientes de internet de banda larga fixa.

Sobre o BPI:

O BPI, detido a 100% pelo CaixaBank, está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, usando de forma integrada a sua rede de distribuição especializada e os canais digitais para disponibilizar uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares.

No mercado doméstico, o BPI serve cerca de 2 milhões de Clientes e é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal no que respeita a ativos (38.5 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 10,7 % em crédito e em depósitos de Clientes.

Sobre o CaixaBank:


O CaixaBank é o grupo financeiro líder em Espanha e um dos mais importantes em Portugal, onde controla 100% do BPI. O banco tem 21,1 milhões de Clientes no mercado ibérico e a maior rede comercial da Península Ibérica, com cerca de 6.300 agências e 15.400 ATM, e é líder na banca digital, com 10,4 milhões de Clientes digitais.

A essência do CaixaBank é um modelo de banca universal socialmente responsável, assente na qualidade, proximidade e especialização em produtos e serviços adaptados a cada segmento. A sua missão é contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e apoiar o progresso das comunidades onde atua.
 

Sobre o BPI