Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01072446

Banco BPI | A oportunidade única de investir num líder

Banco BPI | A oportunidade única de investir num líder

Oferta Pública de Venda Sonae MC.

Operação Pública de Venda - Sonaecenter, Serviços, S.A.

A Oportunidade Única de Investir Num Líder

A Sonaecenter, Serviços, S.A. (“Oferente”) está a realizar uma Oferta Inicial de ações representativas do capital social da Sonae MC, normalmente designada por “IPO”, a qual será realizada através de uma Oferta Pública de Venda (“OPV”) no mercado nacional e uma oferta particular dirigida a investidores qualificados (“Oferta Institucional” e, em conjunto com a OPV, a “Oferta Global”) com subsequente admissão à negociação da totalidade das ações representativas do capital social da Sonae MC.

Será alienado na Oferta Global um máximo de 24,996% do capital social da Sonae MC, ou seja até 249.960.000 ações ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de 1,00 euro. A tranche da OPV terá até 50.000.000 ações (correspondendo a um máximo de 5% do capital social da Sonae MC) e a tranche da Oferta Institucional terá até 199.960.000 ações (correspondendo a um máximo de 19,996% do capital social da Sonae MC).

O número concreto de ações oferecidas na Oferta Global será determinado, depois de terminado o período da Oferta, pelo Oferente, após consulta da Sonae MC e recomendações dos bancos colocadores, considerando as condições do mercado e outros fatores, sendo o mesmo divulgado num comunicado no sítio da internet da CMVM (www.cmvm.pt).

Em caso de procura excedentária na OPV ou na Oferta Institucional relativamente à quantidade inicialmente alocada a estas tranches poderão executar-se os mecanismos de realocação entre tranches, por forma a adequar de forma eficiente a oferta à procura relativa em cada tranche da Oferta Global. Sujeito à procura na Oferta, a Oferente poderá realocar até 25.000.000 ações da OPV à Oferta Institucional, assim reduzindo a dimensão da Oferta de Retalho nesse montante de ações ou, inversamente, realocar até 25.000.000 ações da Oferta Institucional à OPV, assim reduzindo a dimensão da Oferta Institucional nesse montante de ações.

Período da OPV

A OPV decorre entre as 8h30 do dia 8 de outubro de 2018 e as 15h00 do dia 17 de outubro de 2018 e será dividida em dois períodos, conforme segue:

  • 1º Período da OPV: 8 de outubro a 12 de outubro de 2018
  • 2º Período da OPV: 13 de outubro a 17 de outubro de 2018

2º Período da OPV: 13 de outubro a 17 de outubro de 2018 As ordens de compra não poderão ser revogadas a partir do dia 13 de outubro, de 2018, inclusive.

Os investidores que transmitirem as suas ordens de compra durante o 1º Período da OPV beneficiarão de um coeficiente de rateio superior em 100%, relativamente aos que apresentarem as suas ordens de compra no 2º Período da OPV, salvo se aquelas ordens puderem ser integralmente satisfeitas com a aplicação de coeficiente inferior.

Preço

O preço de aquisição das ações não se encontra ainda determinado, tendo sido definido um intervalo de preços para a fixação desse valor compreendido entre €1,40 e €1,65 por ação.

O preço de aquisição das ações será determinado, depois de terminado o Período da Oferta, pelo Oferente, após consulta da Sonae MC e recomendações dos bancos colocadores, considerando as condições do mercado e outros fatores. O preço da Oferta Global final será determinado pelo Oferente e comunicado no sítio da internet da Sonae MC e da CMVM.

Admissão à negociação na Euronext Lisbon

Foi requerida a admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon das ações ordinárias representativas da totalidade do capital social da Sonae MC, estando previsto que a admissão à negociação incondicional venha a ter lugar no dia 23 de outubro de 2018 (com sujeição a deliberação favorável da Euronext).

DATAS MAIS IMPORTANTES DA OPV

Disponibilização do Prospeto A partir de 4 de outubro de 2018
Períodos da OPV Entre as 8h30 do dia 8 de outubro de 2018 e as 15h00 do dia 17 de outubro de 2018 e será dividida em dois períodos:
  • 1º Período da OPV: 8 de outubro a 12 de outubro de 2018
  • 2º Período da OPV: 13 de outubro a 17 de outubro de 2018
Irrevogabilidade das ordens 13 de outubro de 2018 (inclusive)
Determinação do preço 18 de outubro de 2018
Determinação da quantidade de ações a alienar na OPV 18 de outubro de 2018
Divulgação dos resultados da OPV 18 de outubro de 2018
Início de negociação condicional na Euronext Lisbon (sujeita a deliberação favorável por parte da Euronext Lisbon)* 19 de outubro de 2018
Liquidação física e financeira da OPV 23 de outubro de 2018
Início de negociação incondicional na Euronext Lisbon (sujeita a deliberação favorável por parte da Euronext Lisbon) 23 de outubro de 2018

* Os investidores deverão verificar junto do seu intermediário financeiro a possibilidade de beneficiarem de negociação condicional. O encerramento da Oferta Global poderá não ocorrer, caso em que todas as operações sobre as ações serão anuladas. A Euronext Lisbon não será responsável por qualquer dano sofrido por qualquer pessoa como resultado do cancelamento da Oferta Global ou pela subsequente anulação de qualquer transação.

Porquê investir na Sonae MC?

  1. Maior operador de retalho alimentar em Portugal
    - Com uma quota de mercado de 22%1.
    - Num sector em expansão, com um crescimento estimado de 2,9%1 por ano até 2022.
  2. Um negócio de retalho alimentar único, multi-formato e omnicanal
    - Rede de hipermercados urbanos, supermercados e lojas de proximidade, complementado por um portefólio diversificado de formatos adjacentes e uma plataforma de e-commerce em rápido crescimento.
  3. Rede de lojas moderna e renovada com uma forte cobertura nacional
    - Abrange 567 lojas de retalho alimentar e 487 lojas de formatos adjacentes, localizadas em áreas de elevado tráfego distribuídas por todo o território Português.2
  4. Possui uma notoriedade de marca excecional e um programa de fidelização único
    - O Continente é a marca mais reconhecida em Portugal com 100% de notoriedade.3
    - Programa de fidelização Cartão Continente conta com 3,7 milhões de utilizadores ativos4.
  5. Operador extremamente eficiente com uma cadeia de abastecimento distintiva
    - Cultura de melhoria contínua e eficiência ao longo da cadeia de abastecimento.
  6. Percurso financeiro positivo
    - Enfoque no crescimento de negócios sustentável e em assegurar níveis de rentabilidade positivos.
  7. Equipa comprometida e com uma elevada experiência em retalho, com cerca de 30 mil colaboradores.

Notas:
1 De acordo com dados da Planet Retail RNG de abril 2018;
2 Rede compreende 710 lojas próprias e 344 lojas franquiadas. Informação do número de lojas a junho de 2018;
3 De acordo com o Instituto de Marketing Research (IMR) de abril de 2018;
4 Informação da empresa, a dezembro de 2017.

Não dispensa a consulta do Prospeto.
O prospeto relativo à presente Oferta Pública de Venda encontra-se disponível nos seguintes locais:

  • Euronext Lisbon, sita na Av. da Liberdade, nº 196 - 7º, 1250-147 Lisboa
  • Sítio oficial da CMVM na Internet, em www.cmvm.pt
  • Sítio da Sonae MC na Internet em www.sonaemc.com

Este documento é considerado publicidade para os efeitos da legislação Portuguesa e não dispensa a consulta dos documentos oficiais da oferta. Um prospeto, elaborado de acordo com a Diretiva 2003/71/EC (“Diretiva dos Prospetos”) e o Regulamento (CE) nº 809/2004, foi aprovado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, podendo o mesmo ser consultado em www.cmvm.pt e www.sonaemc.pt. Os investidores não devem adquirir quaisquer valores mobiliários referidos neste documento senão com base na informação contida no prospeto.

Tendo em conta as restrições aplicáceis noutros países, é feita a seguinte menção:

“This offer is being made only in the Portuguese market in accordance with the Portuguese Securities Code (“Código dos Valores Mobiliários”). This document and its contents are confidential and not for release, publication or distribution, in whole or in part, directly or indirectly, in or into the United States, Australia, Japan, South Africa or any jurisdiction where such distribution is unlawful. This document does not constitute or form a part of any offer to sell or solicitation of an offer to purchase or subscribe for securities in the United States. Securities may not be offered or sold in the United States absent registration under the U.S. Securities Act of 1933, as amended (the “Securities Act”), or pursuant to an exemption from, or in a transaction not subject to the registration requirements of the Securities Act. Subject to certain exceptions, the securities referred to herein may not be offered or sold in Australia, Canada, Japan or South Africa or to, or for the account or benefit of, any national, resident or citizen of Australia, Canada, Japan or South Africa. The offer and sale of the securities referred to herein has not been and will not be registered under the Securities Act or under the applicable securities laws of Australia, Canada, Japan or South Africa. The Issuer does not intend to register any securities under the Securities Act.”

“A presente oferta, que se rege pelo disposto no Código dos Valores Mobiliários (CódVM), é feita exclusivamente no território Português. Este documento e o seu conteúdo são confidenciais e não deverão ser divulgados, publicados ou distribuídos, no todo ou em parte, direta ou indiretamente, nos Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Japão ou África do Sul ou em qualquer jurisdição onde tal distribuição não possa ser legalmente efetuada. Este documento não constitui ou faz parte de uma oferta de venda ou de uma solicitação de uma oferta de subscrição de valores mobiliários nos Estados Unidos da América. Os valores mobiliários não poderão ser alvo de oferta ou vendidos nos Estados Unidos da América sem estarem registados nos termos do U.S Securities Act of 1933, conforme alterado (“Securities Act”), isentos de registo, ou no contexto de uma transação não sujeita a registo. Sem prejuízo de certas exceções, os valores mobiliários aqui referidos não podem ser alvo de oferta ou vendidos na Austrália, Canadá, Japão ou África do Sul nem a, ou por conta ou em benefício de, qualquer nacional, residente ou cidadão da Austrália, Canadá, Japão ou África do Sul. A oferta e venda dos valores mobiliários aqui referidos não foram nem serão registadas nos termos do Securities Act ou nos termos da legislação relativa a valores mobiliários da Austrália, Canadá, Japão ou África do Sul. A Emitente não pretende atualmente registar quaisquer valores mobiliários nos termos do Securities Act.”

O Banco BPI informa os Investidores que antes de tomarem a iniciativa de adquirir as ações SONAE MC no âmbito da OPV Sonae MC devem considerar alguns fatores importantes na sua tomada de decisão.

O Banco BPI não presta aconselhamento relativamente à aquisição das ações no âmbito da OPV, antes se limita a prestar um serviço de execução de ordens, pelo que a decisão de investimento de aquisição dessas ações na OPV é da exclusiva iniciativa e responsabilidade do Investidor.

O Banco BPI alerta para o facto de o investimento nas ações implicar, para o Investidor, a assunção de determinados riscos que, sem prejuízo da consulta do capitulo “Risk Factors” do Prospeto e de tudo o que aí de forma desenvolvida se descreve (seja em relação aos riscos aqui sublinhados, seja em relação a outros), sucintamente se sublinham:

  • Risco de crédito da emitente das ações: as ações são emitidas por uma sociedade comercial que, em função de fatores internos ou que lhe sejam externos pode ficar numa situação de incumprimento das suas obrigações, e/ou de insolvência, circunstâncias que poderão conduzir à perda da totalidade do capital investido nas ações;
  • Risco de volatilidade do preço das ações: as condições de mercado, o risco da atividade da emitente (incluindo o risco das condições financeiras do seu financiamento), um eventual aumento de capital pela emitente e/ou a eventual não distribuição de dividendos, entre outras circunstâncias, podem afetar o valor das ações;
  • Risco de liquidez: na eventualidade de o Investidor precisar de transformar em dinheiro o valor do investimento efetuado necessitará de alienar as ações; não é garantido que seja sempre possível encontrar um comprador para as ações ou encontrar um comprador disponível para pagar um preço igual ao preço de aquisição das mesmas.

Alerta-se, neste quadro, que as ações só são adequadas a Investidores que aceitem a possibilidade de perder todo o capital investido e que não careçam de rendimentos certos e periódicos.

O Banco BPI informa que é membro do contrato de colocação das ações e de nessa qualidade estar previsto que venha a receber da emitente comissões cujo valor depende da quantidade e valor das ordens de compra das ações por si intermediadas.

O Banco BPI informa que detém uma participação de cerca de 5,01 % no capital social da Sonae SGPS, S.A. a qual é acionista direta, com uma participação de 35 %, da Sonae MC.

Para qualquer esclarecimento adicional necessário, poderá consultar o Manual do Investidor do Banco BPI, disponível em www.bancobpi.pt.

O Banco BPI informa ainda que a aquisição e detenção das ações envolve a necessidade de suportar os respetivos custos e encargos, consulte cada documento na seguinte tabela:

Balcão, Centro Premier, Private Banking BPI Netbolsa BPI Online
Cliente ainda não suporta o pagamento da Comissão de Depósito e Registo de Valores Mobiliários PDF PDF PDF
Cliente já suporta o pagamento da Comissão de Depósito e Registo de Valores Mobiliários PDF PDF PDF