Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01073852

Programa Promove

Fundação "la Caixa" apoia cinco projetos de dinamização de regiões fronteiriças em Portugal.

Programa Promove | Banco BPI

Programa Promove | Banco BPI

Fundação “la Caixa” apoia cinco projetos de dinamização de regiões fronteiriças em Portugal.

  • O Programa Promove vai apoiar cinco projetos-piloto inovadores para contribuir para o desenvolvimento das áreas onde se localizam e replicáveis para outras regiões com características semelhantes.
  • A avaliação das candidaturas baseou-se em três critérios: qualidade do projeto, efeitos do projeto no território e sustentabilidade económica e financeira do projeto.
  • A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

A Fundação "la Caixa", através do Programa Promove - Dinamização de Regiões Fronteiriças, vai apoiar cinco projetos-piloto no âmbito do concurso que lançou no passado mês de junho.

Após a avaliação das candidaturas baseada em três critérios: qualidade do projeto, efeitos do projeto no território e sustentabilidade económica e financeira do projeto o júri do Programa Promove selecionou cinco projetos, distribuídos pelas regiões Norte, Centro e Alentejo. O Programa Promove visa apoiar projetos-piloto inovadores, estratégicos para o desenvolvimento das áreas onde se localizam e replicáveis para outras regiões com características semelhantes.

Projetos vencedores

Safe: Sistema de monitorização e alerta florestal 

Este projeto visa a criação e implementação de sistemas que minimizem o risco de incêndios florestais e monitorizem a fauna, através da recolha e disseminação de informações através de sensores distribuídos em todo o território. Esta informação é analisada por um sistema baseado em inteligência artificial que alerta sobre anomalias, de acordo com parâmetros definidos pelos diferentes agentes que atuam no território (Proteção Civil, Bombeiros, Polícia).
Promotor: Instituto Politécnico de Bragança
Região: Norte
Cidade: Bragança

Natureza Virtual

Criação e implementação de quatro módulos interativos de interpretação de valores naturais, que analisam os recursos da região do Douro e do Parque Natural de Montesinho para os transformar em pontos de interesse museológico. Também inclui um sistema de monitorização do Rio Fervença, utilizando sensores, armazenamento de dados e métodos de  Big Data para processar e visualizar diferentes parâmetros.
Promotor: Associação Centro Ciência Viva de Bragança
Região: Norte
Cidade: Bragança

Lar Project

Integração de famílias de refugiados e migrantes em áreas rurais através da exploração de terras abandonadas e a comercialização de produtos agrícolas. O projeto visa funcionar como um acolhimento de segunda linha, trabalhando em parceria com a Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Promotor: Aiir, Associação de Apoio à Inclusão de Imigrantes e Refugiados
Região: Centro
Cidade: Guarda

Monitorizar para decidir e valorizar

Desenvolvimento, promoção e implementação de um módulo interativo / expositivo a ser incluído na exposição permanente do Centro de Ciências que analisa informações sobre ocupação do solo, inventário florestal, precipitação em tempo real e análise de anomalias, utilizando dados de satélite e dados auxiliares.
Promotor: Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Região: Centro
Cidade: Proença-a-Nova

Agro Water Saving - Tecnologia de poupança de água

Desenvolvimento de uma aplicação móvel capaz de determinar em tempo real as dotações máximas de irrigação para diferentes culturas, contribuindo para uma redução do consumo de água na agricultura / irrigação, e servindo como suporte para a decisão sobre a seleção das melhores culturas para cada território.
Promotor: Instituto Politécnico de Portalegre
Região: Alentejo
Cidade: Elvas
 

Implementação em Portugal

A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, está a desenvolver o seu plano de ação para 2018 em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. A Fundação "la Caixa" mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.