PWN Lisbon e Banco BPI celebram parceria estratégica para a promoção da diversidade organizacional

Partilhe    
03-03-2022


Reforçando o seu ecossistema de parcerias corporativas, a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) e o BPI acabam de celebrar uma parceria, no âmbito da qual ambas as organizações alinharão a sua visão estratégica, sinergias e iniciativas comuns com foco na diversidade organizacional.   

No contexto desta colaboração, o Banco BPI poderá participar e beneficiar dos programas da PWN Lisbon (Liderança, Mentoring, Youth, Women on Board e Engaging Men), bem como das suas ações de role model, formação e networking, numa lógica de partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon, por sua vez, passará a integrar ações do Banco BPI e a usufruir de recursos e espaços enquadrados na parceria.  

Refira-se que, desde 2019, o BPI desenvolve um programa de diversidade designado Wengage que visa promover a meritocracia, a igualdade de oportunidades e a diversidade de género.

Esta parceria insere-se na visão estratégica da PWN Lisbon definida para a diversidade e a igualdade de oportunidades corporativas e no quadro da qual se prevê a associação colaborativa a parceiros de negócios, empresas privadas, instituições públicas e outras organizações relevantes. A rede de parceiros da PWN Lisbon, na qual se incluem players nacionais e internacionais, agora também o Banco BPI, abrange marcas representativas dos diferentes setores estratégicos da sociedade, assegurando a transversalidade e a diversidade que caracterizam o tecido empresarial português.  

Esta parceria reforça a cooperação da PWN Lisbon com instituições financeiras, propondo-se desenvolver iniciativas de sensibilização, educação e formação profissional orientadas para a promoção e a ascensão da mulher na sua carreira profissional.

Para Ana Torres, Presidente da PWN Lisbon, «é com enorme gosto que a PWN Lisbon celebra esta parceria com o Banco BPI e testemunha a prioridade dada por esta instituição bancária ao tema da diversidade. Por outro lado, é um motivo de grande satisfação e, simultaneamente, uma responsabilidade, a confiança depositada na PWN Lisbon para a consolidação da estratégia das empresas, como o Banco BPI, para a promoção de uma sociedade mais diversa e inclusiva e, por conseguinte, mais global». 

Nuno Cardoso Filipe, Diretor Executivo de Pessoas e Organização, salienta que «é com enorme satisfação que o BPI celebra este compromisso com a PWN Lisbon, uma organização que tem feito um trabalho notável na promoção da diversidade no contexto corporativo. O BPI baseia a sua política de gestão de Colaboradores no respeito pela diversidade e igualdade e acreditamos que ao fazê-lo estamos a tornar-nos ainda mais competitivos e inovadores. A parceria com a PWN Lisbon assume assim uma importância acrescida e representa uma oportunidade de, em conjunto, impulsionarmos ainda mais a liderança no feminino».

Sobre a PWN Lisbon
A PWN Lisbon, formalmente constituída em 2011, consiste numa organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, através de práticas reconhecidas a nível internacional, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon conta, atualmente, com mais de 300 membros ativos, entre mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, setores e culturas. Alinhada com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon dinamiza um conjunto de programas inovadores – Liderança, Mentoring, Women on Board, Engaging Men e Youth –, pequenos-almoços de networking, workshops e iniciativas de role model com personalidades de referência nos mais diferentes setores do tecido empresarial português. 

Sobre o BPI
O BPI, detido a 100% pelo CaixaBank, está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, usando de forma integrada a sua rede de distribuição especializada e os canais digitais para disponibilizar uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares.

No mercado doméstico, o BPI serve cerca de 2 milhões de Clientes e é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal no que respeita a ativos (40.8 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 11,3 % em crédito e de 10,8% em depósitos de Clientes.