Relatório "Acesso a cuidados de saúde - As escolhas dos cidadãos 2020"

Partilhe    
Lançado pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e Nova SBE, o relatório visa traçar um retrato do acesso a cuidados de saúde por parte da população portuguesa.
17-06-2021

A Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e a Nova SBE, lançam o Relatório “Acesso a cuidados de saúde – As escolhas dos cidadãos 2020”, elaborado pelo Professor Pedro Pita Barros, a quem foi atribuída a Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” de Economia da Saúde, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, programa plurianual celebrado entre estas Instituições. O relatório agora apresentado visa traçar um retrato do acesso a cuidados de saúde por parte da população portuguesa.

O acesso adequado a cuidados de saúde, em tempo útil, por parte da população que deles tem necessidade é um dos objetivos centrais dos sistemas de saúde e está expresso quer na Constituição, quer na Lei de Bases da Saúde. Contudo, sabe-se pouco sobre o cidadão e as suas decisões de quando e como contactar o sistema de saúde quando se sente doente, antes de iniciar o seu percurso dentro do sistema de saúde público ou privado. Compreender o que fazem quando se sentem doentes é essencial para avaliar em que medida o acesso efetivo a cuidados de saúde em Portugal dá, ou não, expressão prática aos preceitos constitucionais. O documento agora apresentado permite também conhecer mais sobre o que não passa pelo sistema de saúde e o que não está registado no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Nas conclusões constata-se que, apesar de existirem desigualdades socioeconómicas na doença, o acesso ao sistema de saúde é similar para toda a população, tendo a decisão de primeiro contacto poucas barreiras de acesso. Sublinha-se, aliás, a perceção dos entrevistados é de que o acesso ao sistema de saúde melhorou, em geral, de 2015 até 2020.

Consulte o Relatório na íntegra.
 

Pedro Pita Barros recebe Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em Economia da Saúde

A Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em Economia da Saúde foi atribuída a Pedro Pita Barros, Professor de Economia na Nova SBE e Coordenador do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center. O objetivo da cátedra é promover a investigação e discussão na economia da saúde, constituindo a escolha de Pedro Pita Barros o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado nesta área, evidenciado pela sua participação no âmbito da Comissão Europeia, no “Expert panel on effective ways of investing in Health” e no “Mission Board for Cancer”, bem como no Conselho Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

A cátedra faz parte da Iniciativa para a Equidade Social lançada em 2019 pela Fundação ”la Caixa”, pelo BPI e pela Nova SBE, para impulsionar o setor social em Portugal, traçando um retrato do seu estado e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais. No seu conjunto, envolve a criação de duas cátedras e sete projetos dedicados a este setor, contando já com a participação de quatro Knowledge Centers da Nova SBE, a que agora se junta o Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center – grupo multidisciplinar da Nova SBE dedicado à análise de sistemas de saúde, mercados e organizações de saúde.

«Este reforço da parceria que temos com a Nova SBE irá proporcionar melhores condições para criar mais valor no sector da saúde do nosso país, e evidencia, uma vez mais, o compromisso que a Fundação ”la Caixa” e o BPI têm com o setor social em Portugal», afirma Artur Santos Silva, Curador da Fundação “la Caixa” e Presidente Honorário do BPI.