Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01114123

Alerta

Instalação de software malicioso nos sistemas informáticos por Remote Access Trojan (RAT)

Banco BPI | Segurança | Instalação de software malicioso nos sistemas informáticos por Remote Access Trojan (RAT)

Banco BPI | Segurança | Instalação de software malicioso nos sistemas informáticos por Remote Access Trojan (RAT)

Estão a ser feitas algumas tentativas de fraude com o objetivo de executar operações fraudulentas no BPI Net, BPI APP ou BPI Net Empresas (transferências e pagamentos de serviços).

Este esquema fraudulento baseia-se no comprometimento prévio do sistema informático, com a instalação de um Malware (RAT) que permite o acesso e o controlo remoto do computador ou smartphone.

No momento em que decorre a tentativa de fraude, é apresentada uma página falsa do Banco a indicar que está a proceder a atualizações de segurança. Como parte deste processo, é referido que irão ser simuladas algumas operações com a introdução de códigos de autorização enviados por SMS, mas que serão revertidas no final do processo. Estes códigos SMS servem para realizar as referidas operações fraudulentas.

Caso seja afetado por uma situação semelhante não deve fornecer quaisquer dados, principalmente códigos de SMS, desligar de imediato o seu equipamento informático e contactar a linha 800 200 102 (ou o +351 217 207 761 caso não se encontrem em Portugal).

O BPI recorda que:

  • Em situação alguma solicita informação sobre os códigos de autorização enviados por SMS, o preenchimento do cartão pessoal de coordenadas ou validação do número de telemóvel
  • O código de autorização SMS ou a coordenada apenas são solicitadas para confirmar operações iniciadas pelo Cliente