Há umas semanas atrás, o Twitter pediu aos seus mais de 330 milhões de utilizadores para alterar as suas passwords (também designadas por palavras-passe ou senhas). O problema? Uma falha de segurança que fez com que as chaves fossem armazenadas de maneira não oculta deixando-as vulneráveis. O Twitter resolveu o problema rapidamente verificando que as informações não saíram do sistema e, portanto, as passwords não foram expostas a terceiros.Mesmo assim e como aconselhado pela rede social, nestes casos é melhor ser cauteloso e trocar a password por precaução. E aqui vem uma das maiores dores de cabeça de muitos utilizadores: como escolher uma password que seja segura e fácil de lembrar?
Vamos começar pelo princípio: o que é uma password segura? É uma chave que não pode ser descoberta por uma pessoa física, um computador ou programa informático. A Associação de Internautas recomenda, por segurança, a troca frequente de passwords para proteger as nossas informações perante terceiros ou os chamados "piratas informáticos". Em seguida, oferecemos uma série de recomendações gerais para criar uma password segura e fácil de lembrar e as principais formas de a proteger.
Sugestões para criar uma password segura:
Sugestões para uma boa utilização e proteção:
Cuide da sua proteção durante as operações bancárias online? É aconselhável usar apenas redes seguras protegidas por uma password, como em casa ou no escritório. Nunca faça isso numa rede Wi-Fi pública. Ao criar uma password para sua conta bancária online, deve ter em conta as recomendações gerais acima indicadas. Lembre-se de que é pertinente usar uma password exclusiva para este serviço.Não aceda ao seu Banco pelo correio ou por anúncios, use um navegador (browser) seguro com cifragem dos dados (“https”), feche sempre a sua sessão após consultar a conta e siga outras dicas que os especialistas dão para manter o seu acesso ao Banco online seguro. Agora, tudo o que resta é passar da teoria à prática. Está preparado?
BANCO BPI, S.A., com sede na Avenida da Boavista, 1117, 4100-129 Porto; Capital Social: € 1 293 063 324,98; matriculada na CRC Porto sob o número de matrícula PTIRNMJ 501 214 534, como o número de identificação fiscal 501 214 534. Intermediário financeiro registado na CMVM com o n° 300 e no Banco de Portugal sob o código n° 10. Agente de Seguros n.º 419527591, registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 21/01/2019, e autorizado a exercer atividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida.