A avaliação de risco e a qualidade da informação.

Partilhe    
O BPI explica a importância da qualidade da informação na percepção do risco e quais os principais vectores de análise da informação partilhada pelas empresas.
21-03-2016

A divulgação da informação financeira por parte das empresas é um dos grandes instrumentos de interacção das mesmas com o mercado.

De facto, as informações sobre as operações, os recursos e as obrigações de uma empresa são essenciais para que os accionistas detentores do capital e outros intervenientes do mercado possam avaliar adequadamente o risco.

No caso concreto do BPI, e para os parceiros financeiros, esta informação é fundamental, e legalmente exigida, para o processo de atribuição de uma notação de rating, bem como para todo o processo de análise e decisão de crédito.

Quanto mais completa, precisa e atempada for esta informação, também mais completa, precisa e atempada será a atribuição de uma notação de rating, que se traduz em ganhos para o Cliente e para o Banco.

Por outro lado, quanto melhor a qualidade e a frequência da informação facultada, melhor será a percepção de risco do BPI acerca da empresa.

Desta forma, é relevante conhecer que a qualidade da informação contabilística de cada empresa é avaliada considerando quatro vectores:

  • Abrangência das demonstrações financeiras: é um aspecto importante na aferição da qualidade da informação contabilística. A abrangência compreende o número de empresas do grupo em relação às quais foram disponibilizadas Demonstrações Financeiras, bem como o nível de cumprimento das peças documentais. As empresas devem disponibilizar informação completa;
  • Timing das demonstrações financeiras: a disponibilização em tempo útil da informação indicada é determinante para que se possa considerar que a qualidade da divulgação é de excelência. As empresas deverão apresentar as suas Demonstrações Financeiras dentro dos prazos estabelecidos nas normas legais;
  • Certificação Legal de Contas: a avaliação deste documento é muito importante para aferir a qualidade da informação contabilística. Por um lado, aumenta a credibilidade das Demonstrações Financeiras e por outro, permite assegurar à empresa e aos parceiros a monitorização de um conjunto de normativos legais;
  • Necessidade de Correcções: a adopção de práticas e critérios contabilísticos claros é um aspecto avaliado na qualidade da informação. As Demonstrações Financeiras devem ilustrar, de forma clara e objectiva, a situação económico-financeira da empresa. Quando necessário, no âmbito da apreciação da notação de rating, podem ser efectuadas correcções às Demonstrações Financeiras.

Oportunamente serão abordados alguns destes vectores e será detalhada a forma como as empresas podem apresentar uma qualidade da informação contabilística de excelência.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.