Abertas as candidaturas à 7ª edição do Prémio BPI Fundação "la Caixa" Solidário

Partilhe    
1 milhão de euros para apoiar projetos que promovam a inclusão social e a integração sociolaboral das pessoas mais vulneráveis.
22-03-2022
  • O BPI e a Fundação "la Caixa" lançam a 7ª edição do Prémio Solidário que vai apoiar projetos que promovam a inclusão social e a integração sociolaboral das pessoas mais vulneráveis.
  • Desde 2010, o BPI e a Fundação "la Caixa" entregaram 22 milhões de euros para a implementação de mais de 781 projetos de inclusão social, que contribuíram para melhorar a vida de mais de 175 mil portugueses.
  • Em 2022, a Fundação "la Caixa" vai destinar 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica em Portugal. 

O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 7ª edição do Prémio Solidário que tem como finalidade apoiar projetos que promovam o desenvolvimento integral, a integração sociolaboral e o processo de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, favorecendo a igualdade de oportunidades.

Com uma dotação reforçada para 1 milhão de euros, o Prémio Solidário coloca um enfoque particular em respostas sociais no domínio das necessidades básicas, dos recursos de habitação de emergência, da empregabilidade e da coesão social. Destaque também para o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, nomeadamente para pessoas em situação de sem abrigo, vítimas de violência, com trajetos de conflito com a lei penal, migrantes ou refugiados, assim como famílias alargadas com crianças.

As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 26 de abril.

Todas as candidaturas que cumpram os requisitos do Regulamento são objeto de avaliação técnica. As candidaturas mais pontuadas são submetidas a avaliação complementar por um grupo de avaliadores designados pelo BPI e pela Fundação ”la Caixa”, a fim de validar e comprovar a sua consistência. Por fim, a seleção dos projetos é realizada por um júri que analisa as candidaturas, as linhas prioritárias estabelecidas, a solidez e o impacto social.

As entidades interessadas podem obter mais informação no site do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Prémios BPI Fundação "la Caixa" com reforço da dotação para €4,6 milhões

Os Prémios inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação "la Caixa". São quatro os Prémios BPI Fundação "la Caixa" – Solidário, Capacitar, Seniores e Infância -, que este ano contam com um reforço de 600 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4,6 milhões de euros,

Em 2021, os Prémios BPI Fundação “la Caixa” premiaram 142 projetos com um total de 4 milhões de euros.

Nos últimos 12 anos, em 33 edições concluídas, estes prémios entregaram cerca de 22 milhões de euros para a implementação de 781 projetos de inclusão social em Portugal, beneficiando mais de 175 mil pessoas.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2022, destina 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.

Mais Notícias
Ver Mais