Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01095853

BPI Gestão de Activos adere aos Princípios de Investimento Responsável das Nações Unidas

Gestora do Grupo CaixaBank é a primeira Sociedade de Fundos de Investimento Mobiliário em Portugal a aderir.

BPI Gestão de Activos adere aos Princípios de Investimento Responsável das Nações Unidas | BPI

BPI Gestão de Activos adere aos Princípios de Investimento Responsável das Nações Unidas | BPI

Gestora do Grupo CaixaBank é a primeira Sociedade de Fundos de Investimento Mobiliário em Portugal a aderir.

  • Gestora do Grupo CaixaBank é a primeira Sociedade de Fundos de Investimento Mobiliário em Portugal a aderir aos princípios de investimento responsável da ONU.
  • A adesão a estes princípios pressupõe incorporar critérios sociais, ambientais e de bom governo nas decisões de investimento.

A BPI Gestão de Activos, do Grupo CaixaBank, é a primeira Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário (SGFIM) em Portugal a aderir aos princípios de investimento responsável das Nações Unidas (United Nations – Supported Principles for Responsible Investment) com o objetivo e o compromisso de impulsionar o investimento responsável através da adoção de critérios ambientais, sociais e de bom governo (ESG) nas suas decisões de investimento.

"Há um crescente reconhecimento de que as questões ESG são importantes financeiramente e que fazem parte do dever fiduciário para com os nossos Clientes. Sobretudo para quem tem um horizonte de longo prazo," refere Paulo Oliveira, CEO da BPI Gestão de Activos. "A decisão de aderir ao UNPRI e de dinamizar o Investimento Socialmente Responsável por parte da BPI Gestão de Activos é o resultado de uma reflexão nos últimos anos e está fortemente associada a uma das principais linhas estratégicas do grupo".

Os princípios de investimento responsável das Nações Unidas foram criados com o objetivo de ajudar nas decisões de investimento a mais longo prazo. A iniciativa conta com a participação de mais de 2000 entidades a nível global, com um montante sob gestão que ultrapassa os 80 biliões de euros em ativos, e que envolve investidores e empresas do setor financeiro comprometidos em integrar nas suas decisões de investimentos fatores ambientais, sociais e de bom governo.

Ao assinar os princípios, as entidades comprometem-se publicamente a adotá-los e implementá-los, avaliando a sua implementação e melhorando de forma contínua.

O Grupo CaixaBank considera essencial o bom governo e a transparência, e no Plano Estratégico 2019-2021 incluiu o desafio de ser uma referência na gestão responsável e compromisso social. Entre as iniciativas a desenvolver está a promoção de uma cultura de conduta responsável; a implementação das melhores práticas de controlo interno e de governo das sociedades; o fomento do financiamento responsável e sustentável, entre outros.

Sobre a BPI Gestão de Activos

A BPI Gestão de Activos, constituída a 20 de julho de 1990, é uma Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário (SGFIM) que nasceu como parte do Grupo BPI. Na sequência da tomada de controlo do BPI pelo CaixaBank, em fevereiro de 2017, o Banco BPI vendeu, em 13 de abril de 2018, a totalidade da participação que detinha no capital da BPI Gestão de Activos ao CaixaBank Asset Management, entidade do Grupo responsável pela gestão patrimónios e de fundos de investimento e que é detida a 100% pelo CaixaBank. A BPI Gestão de Activos integra, assim, o Grupo Caixabank.

A BPI Gestão de Activos tem a sua posição cimentada no mercado nacional, sendo das maiores gestoras de ativos financeiros em Portugal. Com mais de 10 mil milhões de euros em ativos sobre gestão a 31 de dezembro de 2018, dispõe de uma equipa profissional e experiente, totalmente focada nas necessidades dos seus Clientes e que garante, a todo o momento, uma oferta de qualidade