BPI lança medidas de apoio às empresas para mitigar os efeitos da crise do COVID-19

Apoios incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades em TPA para comerciantes e o alargamento dos serviços nos canais digitais e automáticas.
19-03-2020

O BPI acaba de lançar um pacote de medidas para apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de COVID-19. O objetivo destas medidas extraordinárias é reduzir a pressão sobre a tesouraria das empresas, grandes e pequenas, de todos os setores de atividade, num contexto em que a sua atividade corrente – produtiva e/ou comercial – sofreu um impacto excecional, originando uma redução do volume de negócios.

Os apoios incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades em TPA para pequenos comerciantes e o alargamento dos serviços nos canais digitais e automáticos.
 

Linha Capitalizar 2018-COVID-19

Com uma dotação global de 200 milhões de euros, a Linha de Crédito Capitalizar 2018 - COVID-19 foi lançada pelo Governo e já está a ser dinamizada proactivamente pelo BPI junto dos Clientes mais afetados pela pandemia COVID-19. Esta linha terá um prazo de vigência até 31 de maio de 2020, podendo este prazo ser prorrogado caso as circunstâncias o justifiquem.

A linha prevê uma dotação de 160 milhões de euros para “Fundo de Maneio” e de 40 milhões de euros para “Plafond de Tesouraria”, com um montante máximo por empresa de 1,5 milhões de euros. Todas as empresas são elegíveis, independentemente da sua dimensão.
 

Isenções nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para comerciantes

Para facilitar a operação diária dos comerciantes em segurança e facilitar a aceitação de pagamentos de baixo montante, o BPI eliminou a comissão mínima nas transações realizadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA).

O BPI decidiu igualmente suspender a cobrança da mensalidade do TPA para comerciantes que encerrem a sua atividade por dificuldades temporárias. Esta isenção durará durante todo o período em que se mantenha o encerramento do estabelecimento.

Estas medidas permitem apoiar um setor que enfrenta uma diminuição significativa da sua atividade económica e promover a utilização e aceitação de pagamentos eletrónicos, reduzindo a necessidade de manuseamento de notas e moedas.

Alargamento dos serviços para empresas nos canais digitais e automáticos

Além destas medidas de apoio à Tesouraria, o BPI está também a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de empresas – BPI Net Empresas – e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está igualmente a fomentar a utilização de zonas automáticas para as operações que eram realizadas nos balcões e nos centros de empresas, nomeadamente através máquinas Self-Service e ATM instaladas nos balcões BPI. O BPI possui mais de 150 máquinas Self-Service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar autonomamente a quase totalidade das operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.