Fundos da BPI Gestão de Ativos dominam categoria de ações nos Prémios APFIPP 2022

04-10-2022
  • BPI Portugal é o “Melhor Fundo de Ações Nacionais”, BPI América vence a categoria “Melhor Fundo de Ações Americanas" e BPI Ações Mundiais reconhecido como “Melhor Fundo Outros Fundos de Ações”


A BPI Gestão de Ativos, empresa do Grupo CaixaBank, foi novamente reconhecida pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) na 8º edição dos prémios APFIPP/Jornal de Negócios, tendo vencido três das quatro categorias de fundos de ações. A BPI GA conquistou os prémios “Melhor Fundo de Ações Nacionais” para o BPI Portugal, “Melhor Fundo de Ações Americanas" para o BPI América e “Melhor Fundo Outros Fundos de Ações” para o BPI Ações Mundiais.

A BPI Gestão de Ativos tem a sua posição cimentada no mercado nacional, sendo das maiores gestoras de ativos financeiros em Portugal, com uma quota de mercado de 17% no mercado em agosto 2022. Rui Araújo, gestor dos fundos BPI América e BPI Ações Mundiais e José Guimarães, em representação da equipa de ações ibéricas, receberam os prémios.

O BPI Portugal visa proporcionar o acesso a um conjunto de ações nacionais que complemente a carteira do investidor, numa perspetiva de diversificação geográfica. A carteira do Fundo é composta exclusivamente por ações de empresas portuguesas, cotadas no Mercado de Cotações Oficiais e no Segundo Mercado de cotações nacionais. O BPI América está centrado no investimento em ações naquele que é o maior mercado acionista do mundo (EUA) e no Canadá. Já o BPI Ações Mundiais tem como objetivo principal investir em ações de empresas que oferecem potencial de valorização sem restrições geográficas ou setoriais.

Os Prémios APFIPP/Jornal de Negócios são uma iniciativa anual que tem como objetivo distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões. A APFIPP, no final de 2021 contava com 40 Associadas Efetivas, que geriam, à data, mais de 80 mil milhões de euros em Organismos de Investimento Coletivo, Mobiliário e Imobiliário, em Fundos de Pensões e em Gestão de Patrimónios.

Sobre a BPI Gestão de Ativos

Constituída em 1990, a BPI Gestão de Ativos é uma Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) que nasceu como parte do Grupo BPI. Em 2018, o Banco BPI vendeu a totalidade da participação que detinha no capital da BPI Gestão de Ativos ao CaixaBank Asset Management, entidade do Grupo responsável pela gestão patrimónios e de fundos de investimento e que é detida a 100% pelo CaixaBank.

Em conjunto com a BPI Vida e Pensões e o CaixaBank Asset Management Luxemburgo, disponibiliza mais de 50 produtos de poupança, investimento e reforma, entre fundos domésticos e domiciliados no Luxemburgo, seguros de capitalização e fundos de pensões, oferecendo ainda um serviço de Gestão de Carteiras direcionado ao Private Banking, empresas, fundos de pensões e clientes institucionais.