Grupo Lusiaves e BPI realizam emissão de "Obrigações Verdes" no valor de 25M €

Partilhe    
28-07-2022
  • Emissão destina-se a financiar diversos projetos de sustentabilidade do Grupo Lusiaves e foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI.


O Grupo Lusiaves e o Banco BPI, S.A. (“BPI”) lançaram uma emissão de obrigações verdes “Green Bonds” no montante de 25 milhões de euros, com um prazo de 15 anos.

A emissão destina-se a financiar projetos “verdes”, no âmbito da estratégia de sustentabilidade do Grupo Lusiaves, nomeadamente (i) na instalação de parques fotovoltaicos e unidades para autoconsumo de energia renovável, de base fotovoltaica, (ii) tecnologias de eficiência energética, (iii) renovação da frota com veículos 100% elétricos e veículos movidos a gás natural, (iv) instalação de centrais de biomassa, (v) revamping de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e (vi) projetos de produção agrícola ambientalmente sustentáveis.

O investimento realizado e a realizar, em diversas empresas do Grupo Lusiaves, contribuirá para o reforço e melhoria contínua das condições de sustentabilidade nos vários domínios ambientais, sociais e económicos.

A emissão foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, que reforça assim o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.

No âmbito do novo Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, o BPI assumiu o compromisso de mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável para empresas e particulares até 2024, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação para apoiar as empresas na transição.


Sobre o Grupo Lusiaves:
O Grupo Lusiaves, um dos maiores grupos empresariais de Portugal, é o maior grupo do setor avícola e agroalimentar nacional. É líder nacional da produção avícola com uma presença relevante no mercado internacional.

A estratégia de verticalização adotada levou o Grupo a incorporar um diversificado conjunto de atividades, com mais de 30 empresas a atuar em várias áreas de negócio, que pretendem assegurar toda a cadeia de produção, sustentando, direta ou indiretamente, a atividade principal.

Aliando a qualidade e segurança dos produtos alimentares com a eficiência na produção, sempre procurou munir-se dos recursos tecnológicos mais avançados e proceder de acordo com as melhores práticas estabelecidas. O Grupo encontra-se na linha da frente da inovação do setor avícola e da produção alimentar.

A sustentabilidade social e ambiental são pilares da gestão do Grupo, com base numa atitude de permanente inovação e desenvolvimento, de compromisso social e de respeito por sólidos princípios éticos na relação com Colaboradores, Fornecedores e Clientes.

O Grupo Lusiaves emprega cerca de 4.000 Colaboradores, dos quais 3.700 são Colaboradores diretos. Com mais de 40 instalações e 65 quintas de produção, está presente em 24 concelhos, produz anualmente mais de 110 milhões de pintos e mais de 460 mil toneladas de ração. Exporta para mais de duas dezenas de mercados internacionais, em quatro continentes.

Sobre o BPI:
O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares.

O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de volume de negócios de 70 m.M.€ em março 2022 (crédito, garantias e recursos totais de Clientes), com quotas de mercado de 11,2%* em crédito e de 11.5%* em recursos de Clientes. Serve 1,8 milhões de Clientes no mercado doméstico.

O BPI e o Grupo CaixaBank estão muito empenhados em apoiar a transição sustentável das empresas e da sociedade através da integração de princípios de sustentabilidade nas suas atividades de financiamento e de investimento. Neste sentido, o Grupo apoia, através da sua atividade, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia neutra em carbono e socialmente inclusiva.

O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégias de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.

___________________
* Dados relativos a fevereiro de 2022.