Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01160471

Programa Incorpora

Programa da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e o IEFP, estende a sua presença a todo o território português aumentando em cerca de 35% a Rede de entidades apoiadas no país.

Programa Incorpora | Banco BPI

Programa Incorpora | Banco BPI

Programa da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e o IEFP, estende a sua presença a todo o território português aumentando em cerca de 35% a Rede de entidades apoiadas no país.

  • O programa, que tem como objetivo contribuir para promover a contratação de pessoas em risco ou situação de exclusão por parte das empresas portuguesas, anuncia o aumento de 44 para 58 entidades apoiadas em Portugal
  • O Programa oferece às entidades selecionadas o acesso e formação na metodologia Incorpora, assim como uma contribuição a fundo perdido no valor de 30.000 € por ano
  • Até ao momento, o Programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas

O programa Incorpora da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estende a sua presença a todo o território português aumentando em cerca de 35% a Rede de entidades apoiadas no país .

Neste sentido, as 58 entidades sociais que formam parte da Rede Incorpora Portugal poderão dar resposta a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em todos os Distritos de Portugal continental.

Até ao momento, o Programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas.

Os beneficiários apoiados pela Rede Incorpora são nomeadamente jovens NEET (não estudam nem trabalham), desempregados de longa duração, com mais de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica, imigrantes, pessoas com deficiência ou incapacidade e, agora, aqueles que tiveram as suas vidas laborais afetadas pela pandemia.

As entidades sociais selecionadas comprometem-se a dispor de um técnico de acompanhamento, responsável por dar apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, bem como de um técnico de prospeção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.

Os técnicos são figuras essenciais para que o programa tenha êxito. Os técnicos de acompanhamento, mais do que identificar as habilidades laborais de cada um, trabalham o comportamento, a autoestima e a confiança de cada indivíduo. Por outro lado, os técnicos de prospeção têm como missão mostrar para as empresas as vantagens e importância em dar oportunidades a estes perfis.

Toda a informação necessária sobre o Programa pode ser encontrada aqui.

As entidades que foram recentemente selecionadas para formar parte da Rede Incorpora são as seguintes:
 
Distrito de Aveiro
Cáritas Diocesana de Aveiro
Santa Casa da Misericórdia de Espinho

Distrito de Braga
Cáritas Diocesana de Braga
ACIP AVE Cooperativa de Intervenção Psico-Social
Cruz Vermelha Portuguesa

Distrito de Bragança

CECIMAC - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados

Distrito de Leiria

Cáritas Diocesana de Leiria
 
Distrito de Portalegre
Cáritas Diocesana Portalegre-Castelo Branco
Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior
 
Distrito de Santarém
Associação CEEONINHO
SEA - Social Entrepreneurs Agency
Associação Ares do Pinhal
 
Distrito de Viana do Castelo
Gabinete Social de Atendimento à Família - GAF
 
Distrito de Vila Real
Cáritas Diocesana de Vila Real