- O lucro líquido da atividade em Portugal situa-se em 28 M.€. A comparação com o resultado doméstico homólogo (54 M.€) é influenciada pelos ganhos extraordinários de 23 M.€ com a venda de créditos não produtivos registada no primeiro trimestre do ano passado.
Forte Dinamismo Comercial:
- Recursos totais de Clientes sobem 3 mil M.€ yoy (8%).
- Carteira de Crédito aumenta 2.2 mil M.€ yoy (+9%).
Proveitos da atividade comercial sobem 4%, eficiência e rentabilidade melhoram:
- Produto bancário comercial cresce 4% yoy para 189 milhões de euros.
- Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente de 5.7%.
Grande solidez económica e financeira:
- Rácio NPE (definição EBA) de 1.6%. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 150%.
- Rácios de capital: CET1 de 13.7% e capital total de 17.5%.
Banca Digital – Liderança com crescimento das vendas:
- 789 mil clientes são utilizadores regulares de banca digital, dos quais 553 mil usam a BPI App (+74 mil utilizadores yoy).
- 1ª posição na penetração em internet e mobile banking em clientes particulares1.
- 73% das vendas de todos os produtos são iniciadas nos canais digitais.
Rating do BPI em investment grade nas três agências internacionais:
- Ratings de Dívida sénior “investment grade” com perspetiva Estável pelas três principais agências: Moody’s (Baa2); Fitch (BBB+) S&P (BBB).
Compromisso com as Pessoas, a Sociedade e o Ambiente:
- 40 M.€ no apoio à Sociedade com a Fundação ”la Caixa” em 2022 (+10 M.€).
Ver Comunicado Completo e Apresentação de Resultados.