Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01091266

Concerto O Colecionador de Paisagens na Casa da Música

Cerca de 1000 alunos assistem ao espetáculo organizado pela Fundação "la Caixa" e pelo BPI.

Concerto O Colecionador de Paisagens na Casa da Música | Banco BPI

Concerto O Colecionador de Paisagens na Casa da Música | Banco BPI

Cerca de 1000 alunos assistem ao espetáculo organizado pela Fundação "la Caixa" e pelo BPI.

  • A Fundação "la Caixa" e o BPI apresentam, em colaboração com a Casa da Música, no Porto, um ciclo de cinco representações dirigidas a alunos e ao público geral com o espetáculo O Colecionador de Paisagens, uma proposta que pretende mostrar aos mais novos como os compositores do século XX se inspiraram em fenómenos da natureza para levar a cabo as suas obras.
  • Os concertos têm como objetivo apresentar ao público infantil e juvenil o mundo da música numa perspetiva didática.
  • A Casa da Música acolhe os concertos nos dias 28, 29 e 30 de março, com um total de cinco sessões. Os dias 28 e 29 destinam-se aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo de escolaridade e, o dia 30, ao público geral.
  • A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

 
Os concertos escolares organizados pela Fundação "la Caixa" têm como objetivo aproximar o mundo da música do público infantil e juvenil, mediante produções especialmente desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão. Um âmbito de atuação que desde há anos motiva a Fundação "la Caixa" através de diversas iniciativas pedagógicas que organiza por todo o território espanhol e que agora chega a Portugal.

No primeiro concerto escolar da Fundação em Portugal, organizado em colaboração com a Casa da Música, será apresentada a produção O Colecionador de Paisagens.

Uma proposta com uma encenação sugestiva, poética e adaptada aos mais novos. O espetáculo, que conta com cerca de 1000 inscrições, oferece aos alunos e ao público geral a oportunidade de contactarem com a música clássica de compositores do século XX.

Este espetáculo mostra aos mais novos como os compositores do século XX se inspiraram em fenómenos da natureza para levar a cabo as suas obras. Desde o golpe rítmico de um martelo até ao suave som do vento, tudo o que nos rodeia cria um fundo musical que nos acompanha durante o dia sem darmos conta. São as nossas paisagens sonoras quotidianas. Ao escutá-las, os mais novos descobrirão um mundo sonoro repleto de sugestões.

Durante o espetáculo, com duração de aproximadamente uma hora, ouvem-se diversos sons durante o dia que, à noite, são absorvidos por instrumentos que os convertem em música de extraordinários compositores como Stravinsky ou Béla Bartók.
 
 
O Colecionador de Paisagens - Porto

28 de março: duas sessões, às 11h e às 14h30
29 de março: duas sessões, às 11h e às 14h30
30 de março: uma sessão às 16h 

Casa da Música
Avenida da Boavista, 604-610
 
Organização:
Fundação "la Caixa" e BPI, em colaboração com a Casa da Música
 

O Colecionador

Uma personagem pitoresca, o colecionador de paisagens, encarrega-se de gravar minuciosamente sonoridades que se transformam em música. E no seu entusiasmo, também é capaz de mostrar ao público as imagens que se escondem por trás de cada melodia. Quem seguir o colecionador, perde-se na paisagem que se sente, escuta e vê.

Um compromisso com a educação

Os concertos escolares realizam-se no âmbito da atividade da Fundação "la Caixa" reforçando o seu compromisso com a educação, os professores, os alunos e as suas famílias.

Para corresponder ao desafio pedagógico de converter o espetáculo numa experiência que seja o mais enriquecedora possível para os alunos, a Fundação "la Caixa" disponibiliza materiais didáticos com propostas de trabalho multidisciplinar para realizar em aula, antes e depois do espetáculo, a fim de motivar uma audição crítica e facilitar aos alunos a compreensão da música interpretada Além dos conteúdos pedagógicos, o dossier é também um instrumento para promover a integração, a convivência e o respeito pelas diferentes culturas.

A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.