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Seminário "Reinventar o turismo para a nova era" do BPI

Ferràn Adrià e Turismo de Portugal defendem reforço das competências de gestão para acelerar a retoma no setor do turismo e restauração

Seminário BPI: Reinventar o turismo para a nova era

Seminário BPI: Reinventar o turismo para a nova era

Ferràn Adrià e Turismo de Portugal defendem reforço das competências de gestão para acelerar a retoma no setor do turismo e restauração

  • Chef espanhol Ferràn Adrià, fundador da elBullifoundation, aconselhou empresários a desenvolverem planos de negócio a cinco anos para dar resposta aos desafios colocados pelos efeitos prolongados da crise.
     
  • Turismo de Portugal anunciou o lançamento de uma plataforma de e-commerce com centenas de experiências em Portugal para fomentar o turismo interno.
     
  • Rota EN2 recebeu mais de 50.000 visitantes este ano e gerou um impacto económico de 20 milhões de euros para os 35 municípios associados.


O Chef espanhol Ferràn Adrià defendeu hoje que falta formação em administração e gestão dirigida às pequenas empresas de restauração, salientando que, em Espanha, "90% dos restaurantes não fazem um orçamento anual", pelo que poucos negócios estavam preparados para a atual crise de liquidez e solvência. O fundador da elBullifoundation participou num seminário, em formato de webinar, organizado pelo BPI sob o tema "Reinventar o turismo para a nova era".

Ferràn Adrià considera que "gastronomia é economia" e que todas as escolas de turismo e cozinha deveriam "fomentar a formação em gestão". O Chef espanhol aconselhou os empresários a desenvolverem um plano de negócios a cinco anos, uma vez que a "crise vai ter um enfoque com esse horizonte temporal, no mínimo". "O que faz falta é gerir bem e ter qualidade", salientou Adrià, alertando também para a necessidade de ter "capacidade de transformação, e não necessariamente inovação", para dar resposta aos desafios e incertezas colocados pela pandemia.


Pedro Barreto, Administrador do BPI referiu que o setor do turismo "duplicou o seu peso no PIB nacional entre 2009 e 2019", e destacou que foi o setor "que mais contribui para a atividade exportadora do país" nesse período. Pedro Barreto referiu ainda que os empresários "têm mostrado a atitude certa" no atual contexto, mas defendeu que o setor precisa de medidas especiais de apoio devido à pandemia.


Carlos Abade, Administrador do Turismo de Portugal, também manifestou a preocupação da instituição com a necessidade de "reforçar as competências de gestão" do setor, tendo para tal lançado o Programa BEST– Business Education for Smart Tourism, um programa nacional de capacitação que já apoiou mais de 50 mil empresários, empreendedores e gestores em temáticas como o digital, o marketing, os modelos de financiamento, a gestão financeira e operacional e os recursos humanos. Carlos Abade destacou que o Turismo de Portugal pretende "gerar confiança em todos os atores da cadeia de valor", e tem promovido um trabalho de muita cooperação entre todas as entidades do setor no sentido de assegurar que "o próximo ano será marcado pelo reatar da atividade turística". "A necessidade de atuar em rede e parceria tem ajudado o turismo a crescer", concluiu.


Um exemplo do sucesso do trabalho em rede foi deixado por Luís Machado, Presidente da Associação da Rota EN2. Uma parceria entre 35 municípios portugueses, a Rota EN2, demonstra que "o Poder Local é determinante para o desenvolvimento do território", salientou Luís Machado. A Rota EN2 já recebeu mais de 50 mil visitantes em 2020, com os turistas a registarem gastos médios de cerca de 400 euros, o que representa um impacto económico de 20 milhões de euros para os municípios associados. 
 


 

Candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo terminam a 15 de setembro


O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio técnico da Deloitte, enquanto knowledge partner.

O PNT tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A edição de 2020 foi adaptada, para se ajustar aos fatores a que o setor tem de dar resposta e aos novos desafios que se anteveem, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assim, os projetos premiados serão enquadrados em cinco categorias: Turismo em Rede, Turismo Autêntico, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e Turismo Sustentável. O Prémio vai também distinguir uma personalidade que se destaque pelo seu contributo para o setor do turismo.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas decorre até 15 de setembro de 2020.