Se recebeu e-mails ou SMS em nome do Banco BPI que lhe pareceram estranhos, não abra nem clique em qualquer link: poderá ser uma tentativa de phishing.
Phishing é um crime informático em que se usa a identidade de uma marca conhecida do grande público, numa tentativa de “pescar” dados pessoais que serão, depois, utilizados em ações fraudulentas. Ao clicar no link, é-se direcionado para uma página falsa - mas construída para parecer legítima - onde é confrontado com a necessidade de uma ação imediata sob risco de ser penalizado.
O Banco BPI tem conhecimento que estão a ser enviados e-mails e SMS em seu nome para este efeito. Por isso, caso receba uma mensagem que lhe pareça suspeita, apague-a imediatamente e não hesite em contactar o Banco.
Manter-se atualizado e consultar regularmente as nossas sugestões de boas práticas de segurança online poderá evitar surpresas desagradáveis.
Como identificar uma tentativa de phishing:
- Recebeu uma mensagem sobre um produto/serviço que não contratou a pedir que confirme os seus dados
- Tome atenção ao endereço de email do remetente, o logótipo e se o português está correto
- Os links têm uma nomenclatura com muitos caracteres especiais
- A página para onde é direcionado tem imagens pixelizadas (desfocadas), texto muito pequeno e/ou muita área em branco.
Deixamos-lhe alguns exemplos de e-mails e SMS fraudulentas que o Banco BPI já identificou.
Exemplos de e-mails fraudulentos:





Exemplo de SMS fraudulento:
