Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01031594

A BPI Gestão de Ativos em números

No final de 2019 a BPI Gestão de Ativos tinha sob gestão 6 481 M€ de ativos financeiros, representando um decréscimo de 38% face a 2018.
Este decréscimo resulta do facto de, conforme já foi referido, em 2019, a BPI Vida e Pensões passar a assegurar internamente a gestão dos Fundos de Pensões e Seguros com garantia de capital. Excluindo os Fundos de Pensões e os Seguros com garantia de capital, a variação de 2018 para 2019 foi positiva em 3%.

A BPI Gestão de Ativos terminou o ano com uma quota de mercado de fundos de investimento mobiliário nacionais de 20% (mantendo a 2ª posição) e de fundos imobiliários de 15% (mantendo a 3ª posição). 

Fundos Investimento Mobiliário

Evolução da Produção Líquida dos Organismos de Investimento Coletivo em Valores Mobiliários e Alternativos em Valores Mobiliários nacionais
BPI GA_Fundos_Investimento_Mobiliario_Nacionais_ProducaoLiquida

No mercado nacional o volume de entradas registadas em 2019 foi muito superior a 2018, e em termos de subscrições líquidas, a produção foi positiva, associada ao bom desempenho dos mercados financeiros. A evolução negativa dos ativos sob gestão da BPI Gestão de Ativos resultou maioritariamente do efeito de resgates ocorridos nos fundos de curto prazo.

Variação dos Ativos sob gestão dos OIC's geridos pela BPI Gestão de Ativos
  BPI GA_Fundos_Investimento_Mobiliario_Nacionais_Volume

No ano 2019, contrariando a tendência de ano 2018, verificou-se um crescimento considerável nas classes eficiência fiscal, diversificação e valorização (ações).

Fundos Investimento Imobiliário
Seguros de Capitalização
Gestão Discricionária