7ª edição do Prémio Nacional de Turismo já tem vencedores. Ana Alcobia e Francisco Pinto Balsemão distinguidos com o Prémio Personalidade

26-11-2025
  • Prémio Nacional de Turismo 2025 distinguiu projetos de excelência nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Azul, Turismo Comunitário, Turismo Gastronómico e Turismo Inclusivo.
  • Este ano, o Júri decidiu atribuir o Prémio Personalidade a duas figuras de destaque: Ana Alcobia, vice-presidente da Time Out Market Ibéria e Francisco Pinto Balsemão, distinguido a título póstumo.


Já são conhecidos os vencedores da 7ª edição do Prémio Nacional de Turismo, uma parceria entre o BPI e o semanário Expresso. Por decisão do júri, o Prémio Personalidade reconhece este ano duas histórias marcantes: Ana Alcobia, vice-presidente da Time Out Market Ibéria e Francisco Pinto Balsemão, distinguido a título póstumo.

Ana Alcobia foi selecionada pelo seu contributo para o posicionamento de Portugal como destino de turismo gastronómico. Responsável desde a sua fundação pelo Time Out Market de Lisboa, a primeira localização do grupo, Ana Alcobia lidera atualmente os Time Out Market de todo o mercado ibérico, onde se incluem Porto e Barcelona.

O Júri do Prémio Nacional de Turismo decidiu prestar uma homenagem póstuma a Francisco Pinto Balsemão, fundador da Impresa e Chairman à data da criação deste prémio, em 2019. Trata-se de uma figura incontornável da comunicação social portuguesa, que deixou um legado que transformou a forma como Portugal se apresenta ao mundo, reforçando a imagem de um país moderno e aberto. Esta homenagem reconhece a sua contribuição para a liberdade de imprensa e para a valorização da marca Portugal, num momento em que o setor do turismo continua a ser um motor essencial para o desenvolvimento nacional.

Nas cinco categorias a concurso, o Júri elegeu os seguintes projetos nacionais, comprometidos em promover um turismo de excelência:

Turismo Autêntico

  • Mercado Do Bolhão: Concluída em 2022, a reabilitação deste mercado centenário devolveu o edifício à sua função original de mercado de frescos, preservando a sua essência. O Bolhão distingue-se pela autenticidade na interação com os seus vendedores e comerciantes, que aconselham, ensinam receitas e partilham conhecimento sobre os produtos. Esta relação direta e genuína, rara noutros contextos urbanos, preserva a identidade cultural do Porto.

Turismo Azul

  • Herdade da Cortesia Hotel: Projeto pioneiro no Alto Alentejo que utiliza a Barragem do Maranhão como recurso central para o desenvolvimento da sua atividade turística. O hotel, com foco no turismo náutico, oferece condições únicas para atletas de elite, equipas olímpicas e visitantes interessados em desporto e em contacto direto com a natureza.

Turismo Comunitário

  • Mezze Escola: Programa de seis meses com formação técnico-prática em escola de hotelaria e componente prática em sala e cozinha no restaurante Mezze, em Lisboa, e noutros restaurantes parceiros. O projeto é promovido pela PAP - Associação Pão a Pão e está centrado na integração e formação de refugiados e imigrantes, com especial foco nas mulheres, muitas vezes em situação de maior vulnerabilidade.

Turismo Gastronómico

  • Bioma Restaurant: Restaurante que proporciona uma experiência gastronómica em ligação à sustentabilidade, natureza e valorização do património açoriano. O Bioma diferencia-se pela ligação próxima com agricultores, pescadores e criadores locais, apostando em espécies e produtos autóctones. A horta biológica própria e o serviço personalizado dos chefs Rafael e Franco reforçam a identidade do projeto e a sua autenticidade.

Turismo Inclusivo

  • Access Lab: A Access Lab é uma empresa de consultoria e serviços dedicada a garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, neurodivergência e surdas a experiências culturais, desportivas, turísticas e empresariais. Atua eliminando barreiras físicas, sensoriais e comunicacionais, oferecendo soluções personalizadas como audiodescrição, adaptação para Língua Gestual Portuguesa, coletes vibratórios e salas de pausa sensorial.

 

O Prémio Nacional do Turismo

O PNT é uma iniciativa do BPI e do Expresso, que tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa anual conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio da Deloitte, como knowledge partner. A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diversos quadrantes da sociedade portuguesa e principais players no setor. A inovação, a sustentabilidade e o impacto dos projetos são alguns dos critérios transversais utilizados para avaliar e eleger os vencedores.

O BPI apoia as empresas do setor do Turismo

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo. É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.

Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de um turismo inteligente e sustentável.