25 projetos e 1,1 milhões de euros para pessoas com deficiência ou doença mental

09-12-2025
  • Prémio Capacitar do BPI e Fundação ”la Caixa” atribui 1,1 milhões de euros a 25 projetos de instituições sociais que vão beneficiar cerca de 1.750 pessoas com deficiência ou doença mental.
  • Os projetos vencedores do Prémio Capacitar dão respostas sociais em áreas prioritárias como a habitação adaptada, serviços terapêuticos, desportos adaptados, atividades artísticas e culturais, apoio a cuidadores e promoção e prevenção em saúde.
  • Desde o lançamento do Prémio Capacitar, em 2010, foram apoiados 360 projetos no valor de cerca de 12 milhões de euros, beneficiando mais de 53.500 pessoas.
  • Na edição de 2025 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – foram destinados 5 milhões de euros a projetos dirigidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuíram hoje um valor global de 1.104.100 euros a 25 projetos de instituições sociais, dirigidos a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como às suas famílias. Os projetos vencedores da 16ª edição do Prémio Capacitar ficaram a ser conhecidos numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém.

Os premiados vão proporcionar respostas sociais em áreas prioritárias como a habitação adaptada, serviços terapêuticos, desportos adaptados, atividades artísticas e culturais, apoio a cuidadores e promoção e prevenção em saúde. Em média, cada projeto recebe 44.164 euros para apoiar um total de 1.751 beneficiários.

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar apoia anualmente projetos de desenvolvimento pessoal e social para uma vida mais autónoma, promovendo a capacitação para as atividades da vida diária, a participação social e a educação inclusiva deste grupo social. Desde 2010, foram premiados 360 projetos com um total aproximado de 12 milhões de euros, para apoiar mais de 53.500 beneficiários.
 

Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar 2025


Saiba mais sobre os 25 projetos sociais distinguidos em Prémio Capacitar:


Aveiro: Agrupamento de Escolas de Águeda - Aveiro - Águeda - União das Freguesias de Águeda e Borralha; Amor Pequenino; Mentemovimento – Associação Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga


Braga: APT - Associação Parretas Team; Associação da Creche de Braga; CHN - Clube Hípico do Norte - Atividades Terapêutico-Desportivas
 

Coimbra: APPACDM de Coimbra - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
 

Évora: Cercimor - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL.; Fundação Romão de Sousa; Santa Casa da Misericórdia do Alandroal


Leiria: Associação PARA - Projeto de Apoio e Recursos para o Autismo


Lisboa:
  Associação Portuguesa de Emprego Apoiado; CERCIOEIRAS - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade, CRL; Decilo Bailando & TTP - Associação Artístico-Social com a Arte ao Serviço da Saúde; Pedalar Sem Idade Portugal; Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - Delegação de Lisboa


Portalegre: APPACDM de Elvas - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
 

Porto:  ADICE - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde; APPACDM do Porto - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; APPDA - Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Clube Jovem Almeida Garrett; Pista Mágica - Associação
 

Santarém: Associação R. INserir
 

Setúbal:  APPDA - Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
 

Viseu: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2025 - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – atribuíram um total de cerca de €5 milhões para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada em três fases: (1) avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas; (2) exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação; (3) seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo António Barreto e constituído por António Seruca Salgado, Carlos Farinha Rodrigues, José Pena do Amaral, Marc Simón e Rafael Chueca.

Desde 2010, no total das 49 edições concluídas, foram atribuídos mais de 42,3 M€ a 1.288 projetos que promovem a inclusão social para apoiar mais de 272 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.