O Estado da Inovação em Portugal debate-se em Leixões

A conferência de lançamento do Prémio Nacional de Inovação acontece no próximo dia 15 de fevereiro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, das 09h30 às 12h30.
14-02-2023

O BPI, a Claranet e o Jornal de Negócios, em parceria com a COTEC Portugal e a Nova SBE, na qualidade de knowledge partner, lançaram o Prémio Nacional de Inovação (PNI), uma iniciativa cujo principal objetivo é identificar e reconhecer projetos que contribuem para a inovação e a transformação digital das organizações em Portugal.

A primeira conferência do PNI é no próximo dia 15 de fevereiro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Uma manhã que servirá para debater o Estado da Inovação em Portugal. A aposta em inovação do País deve ser inquestionável, atendendo a que mais inovação significa mais crescimento económico, mais produtividade e mais emprego qualificado.

O evento contará com a presença de Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios, Francisco Barbeira, administrador do BPI, e António Miguel Ferreira, managing director da Claranet.

Pedro Brito, associate dean da Nova SBE, fará a apresentação do prémio, enquanto Rui Coutinho, executive director Innovation Ecosystem da Nova SBE, será o primeiro keynote speaker do dia, abordando o tema "O Estado da Inovação".

Vasco Portugal, CEO da Sensei Tech, irá apresentar a sua "Innovation Story", cedendo depois o palco ao debate "Desafios da Inovação em Portugal", que contará com a participação de Afonso Eça, diretor executivo do Centro de Excelência de Inovação e Novos Negócios do BPI, Ana Casaca, diretora de inovação da Galp, Joana Mendonça, presidente, ANI - Agência Nacional de Inovação, e Sérgio Silvestre, diretor-geral da Claranet Labs.

Pode inscrever-se na conferência em https://premionacionaldeinovacao.negocios.pt/

Sobre o Prémio Nacional de Inovação:

O Prémio Nacional de Inovação (PNI) foi criado pelo Jornal de Negócios, o Banco BPI e a Claranet, em parceria com a Cotec Portugal e a Nova SBE na qualidade de Knowledge Partner, para promover a cultura da inovação em Portugal.

A primeira edição do PNI está dividida em dois grandes eixos, um relacionado com a dimensão da organização (grandes empresas, PME e Administração Pública) e outro relacionado com as tecnologias utilizadas nas seguintes categorias: Inteligência artificial e Machine Learning; Transformação do posto de trabalho; Área de cloud; Cibersegurança; Tecnologia sustentável e Projeto Web 3.0.

O prémio conta com um júri diferenciado para cada um dos eixos referidos, e atribuirá um prémio personalidade, que será eleito por nomeação dos dois júris. As candidaturas para a edição de 2023 do PNI estão abertas entre 15 de fevereiro e 30 de abril.