Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01155686

Nova SBE lança Base de Dados Social

No dia 19 de novembro, a Nova SBE, em parceria com a Fundação "la Caixa" e o BPI, lança uma plataforma desenvolvida pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.

Nova SBE lança Base de Dados Social | Banco BPI

Nova SBE lança Base de Dados Social | Banco BPI

No dia 19 de novembro, a Nova SBE, em parceria com a Fundação ”la Caixa” e o BPI, lança uma plataforma desenvolvida pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade

No dia 19 de novembro, a Nova SBE, em parceria com a Fundação "la Caixa" e o BPI, lança uma plataforma desenvolvida pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.

O setor social representa um setor importante da economia portuguesa. Em 2016, a Economia Social representou 3,0% do Valor Acrescentado Bruto da economia portuguesa, segundo dados da Conta Satélite para a Economia Social. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis fornecem informações insuficientes e agregada, sem atualização constante, com difícil acesso e fraca usabilidade na maioria dos casos.

Através deste projeto está em curso o mapeamento de todas as organizações de impacto social Portuguesas, que terão lugar na plataforma pública e de acesso aberto – basededadossocial.pt. Aqui, as diferentes partes interessadas do setor – as próprias Organizações, os Colaboradores, os Voluntários, os Financiadores, os Investigadores, os Beneficiários, as Agências Governamentais, entre outros – poderão aceder, de forma simples e intuitiva, a informação completa e de qualidade, acerca de todo o setor social Português.

A Base de Dados Social incluirá informação sobre todas as organizações abrangidas pela Lei de Bases da Economia Social (Associações, Cooperativas, Misericórdias, etc) e empresas com foco no impacto social, com dados sobre localização georreferenciada, identificação da organização (ex.: nome, morada, contactos), governança (ex.: formato legal, órgãos sociais), atividade (ex.: área de atuação, projetos, público-alvo), impacto (ex.: número de beneficiários, prémios), finanças e recursos humanos (ex.: fontes de receitas, número de colaboradores e voluntários).

O evento de lançamento decorre no dia 19 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, e será realizado online, no formato Webinar. Veja aqui o Programa completo.

Inscrições aqui

Sobre o Nova SBE Data Science Knowledge Center

O Nova SBE Data Science Knowledge Center tem como objetivo promover o conhecimento em tomada de decisões com base em dados e respetiva aplicação na sociedade. A sua posição numa escola de negócios e o conhecimento em ciências sociais, tecnologia, programação e métodos estatísticos, permitem fazer a ponte entre as organizações e a tecnologia - a qual, por sua vez, gera, processa e utiliza dados para criar impacto. Com o mundo a tornar-se cada vez mais híbrido, e os humanos a tornarem-se cada vez mais dependentes de máquinas para a tomada de decisão, o DSKC visa liderar o caminho de criação de valor através de dados, de forma ética, maximizando o bem-estar social.

Sobre a Fundação "la Caixa"

A Fundação "la Caixa" iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Fundação "la Caixa" mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.
 

Sobre a Nova SBE

A Nova SBE é a mais prestigiada escola de "Business & Economics" em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.